Volta aos treinos turbinada

Adicionada em 08 de janeiro de 2014

Muitos corredores estão voltando aos treinos após o período de férias. Nada melhor do que turbinar esse retorno com alimentos que vão te ajudar a dar um gás nas corridas – sempre com saúde. “Carboidratos de boa qualidade, como tapioca, cereais integrais e tubérculos, são importantes para essa volta”, afirma a nutricionista da Natue, Carolina Arbache.

O estoque de vitaminas e minerais também pode ter sido prejudicado durante o fim do ano, já que muita gente se alimentou de forma menos saudável. “Aposte em frutas ricas em vitamina C, como a laranja, vegetais verde-escuros, como o agrião, sementes e oleaginosas, como a castanha-do-pará, semente de girassol, entre outras, para repor”, diz.

Uma boa opção para dar energia antes do treino são sucos feitos com beterraba. “É uma fonte natural de óxido nítrico, substância vasodilatadora”, conta a nutricionista. Eles ajudam a aumentar o rendimento, já que auxiliam no aumento de chegada de oxigênio e nutrientes para os músculos. “A beterraba pode ser com combinada com vários outros ingredientes, mas com laranja, além de ficar uma delícia, é interessante por ser rica em vitamina C, que ajuda no combate dos radicais livres.” Caroline sugere que o líquido seja ingerido até duas horas antes da corrida.

A cafeína também pode ser uma grande aliada – principalmente contra a preguiça. “Ela dá mais pique e também ajuda a aumentar o desempenho”, garante. Suplementos à base de cafeína em cápsulas, ou guaraná, chá verde e chá mate podem ser uma boa pedida. “Apenas controle a quantidade. Não comece tomando altas doses.”

Veja três receitas de sucos feitos com beterraba, preparadas pela nutricionista:

Suco de beterraba com laranja

Ingredientes:
– 200ml de suco de laranja
– 1 beterraba pequena crua, se estiver com o talo e as folhas, melhor ainda

Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador e tomar logo em seguida.

Suco rosa

Ingredientes:
– 1 beterraba pequena crua
– ½ pote de iogurte natural desnatado
– Suco de uma laranja
– Água para bater

Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador até ficar cremoso.

DICA:
“Este suco é interessante para o pós-treino, pois além da laranja, que tem vitamina C (antioxidante) e da beterraba (fonte de óxido nítrico – que não deve ser consumido apenas antes do treino, mas sempre), possui proteína do iogurte”, comenta Caroline.

Suco rosa 2

Ingredientes:
– ½ beterraba crua
– 4 morangos
– Suco de uma laranja
– 150ml de água gelada

Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador e tomar logo em seguida.