Leite desnatado não previne obesidade infantil

Adicionada em 22 de março de 2013

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Virginia, nos Estados Unidos, pode fazer o leite desnatado ganhar rótulo de “vilão” da alimentação infantil. O estudo acompanhou mais de 10 mil crianças com idade entre dois e quatro anos e observou que o alimento estava presente na dieta da maioria das crianças identificadas com sobrepeso e obesidade.

O resultado do estudo foi publicado na revista científica Archieves of Disease in Childhood e tenta demonstrar que a afirmação de que o leite desnatado evita o ganho de peso não é tão verdadeira assim. As crianças foram examinadas quando tinham dois e quatro anos de idade e os pais responderam questionários sobre os hábitos alimentícios dos filhos, informando sobre o tipo de leite que eles tomavam: integral, semi-desnatado, desnatado e de soja.

Segundo os pesquisadores, as crianças acima do peso consumiam mais leite desnatado do que as crianças com peso normal. Aos dois anos de idade, 14% das crianças com sobrepeso e obesidade consumiam o leite sem gordura, contra 9% das crianças com peso considerado normal. Aos quatro anos, a taxa cresceu. Um total de 16% de crianças consideradas acima do peso consumia o leite desnatado, enquanto o índice de crianças com peso normal foi de 13%.

Os autores do estudo acreditam que a explicação para o resultado é que a gordura presente no leite integral diminui a sensação de fome e retardando refeições, enquanto que a dieta com leite desnatado aflora a necessidade da busca de gordura em outros alimentos.