Chocolate com soja: como usar a seu favor?

Adicionada em 12 de agosto de 2014

Atire a primeira pedra quem nunca recorreu a um chocolate no auge do estresse. Por conter feniletilamina, neurotransmissor que passa a sensação de bem-estar, o doce é um dos melhores alimentos quando o assunto são os nervos a flor da pele. E para quem quer se jogar nele, mas sem sair da dieta, uma saída é o chocolate com soja.

leia_mais
icon texto_menor  VEJA MAIS PRODUTOS FEITOS COM SOJA

Com o aumento da busca por mais saúde, os produtos funcionais têm ganhado espaço entre os consumidores brasileiros, já que, além do seu papel nutricional básico, esses alimentos produzem efeitos benéficos ao organismo. Para que tenha ideia, de acordo com a Euromonitor International, o mercado de alimentos e bebidas ligados à saúde e bem-estar movimentou US$ 750 bilhões em 2013, sendo que US$ 264 bilhões correspondem somente aos produtos funcionais.

Não é de se espantar, então, que o chocolate com pedaços crocantes de soja, da Vittadely, seja uma boa pedida. Obtido através da combinação de manteiga de cacau com extrato e leite de soja, esse tipo de doce é isento de lactose, sendo uma ótima opção para pessoas intolerantes a esse açúcar e vegetarianos. Mas não aposte no alimento de olhos fechados, pois seu teor de gorduras e açúcares é elevado.

Benefícios para a saúde
O chocolate com pedaços crocantes de soja da Vittadely está disponível nas versões ao leite, meio amargo, amargo, branco, diet e sem lactose. Mas, assim como no chocolate tradicional, a melhor opção para manter a saúde é a versão amarga, com 70% de cacau ou mais, pois ela traz benefícios antioxidantes e baixo teor de gordura.

A delícia é, também, importante no processo de recuperação muscular após o exercício, já que ajuda no abastecimento das reservas de glicogênio (que fornece energia aos músculos), combatendo os radicais livres e aumentando a produção de serotonina no cérebro. Outro benefício: o chocolate tem a capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo, inclusive para a retina, melhorando a visão.

Esses chocolates podem ser adquiridos pelo site da Vittadely.

(Fonte: Patrícia Bertolucci, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição – São Paulo)