Café pode melhorar desempenho físico, diz estudo

Adicionada em 23 de agosto de 2013

De acordo com uma pesquisa realizada pela Unidade de Pesquisa Café e Coração do InCor (Instituto do Coração), consumir café regularmente pode melhorar o desempenho físico de atletas, bem como estimular uma melhor atividade antioxidante no organismo. Ainda segundo os pesquisadores, o consumo habitual de café em doses moderadas pode trazer efeitos benéficos para a saúde e contribuir para a prevenção de doenças. A análise averiguou 150 consumidores de café, tanto por pessoas saudáveis como as que possuíam alguma doença cardíaca.

Inicialmente, os voluntários ficaram 21 dias sem ingerir a bebida. Logo em seguida, consumiram 450 ml por dia de café, em dois períodos de 28 dias, sendo que em cada um deles variava a intensidade da torra do café (média ou escura). Em cada fase foram realizados exames de colesterol, pressão arterial, testes de esteira e de reatividade vascular.

Nos testes que envolveram andar e correr pela esteira, foi observado que os voluntários que tomaram café tiveram melhor performance atlética e maior tempo de exercício, em relação àqueles que não consumiram a bebida.

Outro benefício para a saúde verificado na pesquisa foi a ausência de efeito negativo sobre a reatividade vascular. Ou seja, o café pode melhorar a memória e a atenção de um indivíduo, estando relacionado também a diminuição de mortalidade total, por doenças cardiovasculares ou de causas externas.