6 segredos para uma perda de peso duradoura

Adicionada em 11 de março de 2022

O processo de perda de peso não é fácil para ninguém. Para que você elimine os quilos que estão sobrando é preciso muita dedicação e força de vontade. Têm aqueles que são radicais e cortam todas as guloseimas da dieta (o que não é muito indicado, pois quando a vontade de comer uma besteirinha aparece, você não consegue se controlar). Existem, também, os que se dedicam a alguma atividade física. E a corrida de rua entra como aliada de muitas pessoas, nesta etapa, por facilitar a eliminação do peso extra.

Mas nada fará com que você mantenha as medidas depois de todo esse sacrifício se o seu estilo de vida e a sua visão sobre a alimentação saudável não mudarem. É preciso se exercitar com regularidade (não apenas quando o ponteiro da balança passa a dar desespero) e investir em alimentos que tragam benefícios para o corpo.

Por isso, listamos seis segredos sobre estilo de vida que farão com que você consiga manter a silhueta dos sonhos.

1. Equilíbrio

Saber compensar eventuais excessos e aprender a se satisfazer com porções menores é o primeiro passo para a perda de peso duradoura. Exagerou um dia? Não faz mal. Volte à sua rotina alimentar sem tentar compensar os excessos.

2. Tenha prazer na alimentação do dia a dia

Não deposite todas as expectativas de apreciar um bom prato nos fins de semana, nas festas ou nas viagens, quando naturalmente você exagera um pouco mais. Você deve gostar dos alimentos que come todos os dias para conseguir manter uma dieta saudável.

3. Varie o cardápio

Evitar a monotonia alimentar permite seguir uma dieta regulada com mais entusiasmo, já que repetir os alimentos faz com que você fique enjoado das comidas que ingere e facilita a escorregada para as guloseimas.

4. Permita-se pequenos mimos

Apreciar o seu doce favorito ou aquela pizza no fim de semana com a família permite manter a sua vida social sem que você tenha que se isolar para manter-se saudável. É só não exagerar.

5. Pratique esportes sempre

Descobrir uma modalidade que lhe dê prazer ajuda (e muito) a manter o peso com uma dieta mais “permissiva”. Isso porque ao se exercitar você gasta calorias, podendo se dar alguns luxos ligados à alimentação com maior frequência.

6. Compreenda os novos hábitos alimentares

Entenda que eles devem ser mudanças definitivas e não uma fase que irá acabar assim que o peso voltar ao patamar desejável. Se a sua dieta for uma sanfona, que tem de ir e voltar com frequência, você nunca conseguirá manter o corpo dos sonhos.

(Fonte: Suzana Bonumá, especialista em nutrição esportiva e diretora da Food Coach – São Paulo)