Voltar a treinar pós-COVID-19: veja cuidados e dicas

Carla Bogéa
Adicionada em 27 de janeiro de 2022

Nada, pedala, corre, malha, e aí, testa positivo para COVID-19! Vai, se isola, para com os treinos e entra em modo repouso. E se recupera!

Mas depois do tempo de isolamento necessário, como voltar às atividades anteriores e ao foco? Como voltar a treinar pós-Covid-19? 

O que é importante avaliar para voltar a treinar pós-Covid-19

Ponto 1: de acordo com cardiologistas e médicos do esporte, após o isolamento, só se deve voltar aos treinos depois de fazer consultas e exames. Cada indivíduo responde de uma maneira e mesmo aqueles que passam assintomáticos devem cumprir todo o protocolo de exames necessários. Afinal, voltar a treinar pós-Covid-19 requer cuidados e não é hora de correr riscos desnecessários, certo?

Ponto 2: risco de lesão muscular aumentado? Existem evidências que em algumas pessoas, sim. Então, nada de achar que pode pegar a mesma carga que antes na academia. E esse é também um bom motivo (além da questão cardiorrespiratória) para não voltar aos treinos fazendo tiros ou longos gigantes! Suplementos que previnem o catabolismo (HMB, BCAA, Kic) podem ajudar.

Ponto 3: seu sistema imunológico foi detonado nesse período. Portanto, alimente-se com uma dieta saudável e baixa em alimentos inflamatórios (álcool, glúten, açúcar…). Peça ao seu nutricionista suplementos que possam ajudar a recompor sua integridade imunológica: Glutamina, vitaminas (C, D e E), minerais (Selênio e Zinco), probióticos, cúrcuma, própolis e ômega 3 (obrigatório) – lembrando que doses excessivas ou desequilibradas podem atrapalhar mais que ajudar.

Ponto 4: ocorreu perda de massa muscular e ganho de gordura? Treino e paciência! Suplementos podem ajudar, mas cuidado com dietas mirabolantes ou radicais. Você ainda precisa de energia para se recuperar.

Ponto 5: perdeu condicionamento? A mesma solução acima: treino e paciência! Depois da liberação médica para o retorno, tente adaptar seu corpo novamente aos treinos por pelo menos duas semanas. Após esse período, suplementos à base de beterraba e Rhodiola Rosea podem ajudar. 

Não desanime e não desista. Reajuste seus objetivos, treinos e alimentação. Lembra que se fizer certo desde o início, voltar a treinar pós-Covid-19 vai ser só mais um desafio na sua lista de vitórias.

Logo logo você estará como antes. Nos treinos e na vida, a gente não consegue se manter no topo o tempo todo, mas períodos difíceis ajudam a aumentar nossa força.

Leia mais

Carla Bogéa

Carla Bogéa

Nutricionista (UFF), especializada em Nutrição Esportiva (UERJ) com doutorado em Ciência de Alimentos (UFRJ). Coordenadora do setor de nutrição da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro por 10 anos, é sócia da Protreina Consultoria Nutricional e atleta amadora de meia-maratona, maratona e ultramaratona.

Ver mais