Sob nova gestão, Altra cresce em vendas e visibilidade

Rodrigo Roehniss
Adicionada em 04 de fevereiro de 2019
Mais em Corrida de Rua

Desde que foi fundada por Golden Harper e Brian Beckstead em 2010, a Altra atraiu todos os tipos de corredores por conta das suas duas principais características: forma larga, Zerodrop. Em 2011, o grupo ICON Health & Fitness adquiriu a marca e até 2017 manteve um crescimento.

Atualmente os tênis são vendidos em 55 países através de mais de 1600 lojas especializadas, além de vendas on-line. A jornalista Judy Leand, do portal Running Insight.com, conversou com os fundadores e levantou informações sobre o atual posicionamento da marca no mercado de running e os objetivos futuros.

O crescimento e as características do produto chamaram a atenção do grupo VF Corp, que comprou a Altra em junho de 2018 e a tornou uma subsidiária. Durante o processo de integração, a Altra deve ajudar a impulsionar o crescimento da Outdoor & Action Sports Coalition, que contribuiu com quase 66,2% da receita total do grupo no primeiro trimestre de 2018. Embora os termos financeiros do acordo não tenham sido divulgados, especialistas do mercado de running acreditam que a receita anual da Altra seja de 50 milhões de dólares.

Beckstead e Harper estão satisfeitos com a rapidez com que a Altra se estabeleceu no mercado de running, tornando-se uma das marcas mais vendidas no mercado americano. Quase oito anos atrás, os fundadores, que tinham 20 anos de idade, estavam sem capital para fazerem o desenvolvimento dos produtos de forma competitiva. “Nós estávamos usando fornos de torradeira, serras e lixadeiras para todas as nossas modificações nos tênis. Nós hipotecamos a casa do meu pai para começar nossa empresa, e um tempo depois conseguimos nosso primeiro investidor, disse Backstead.

A relação entre Harper e Backestead chega aos 15 anos de parceria, desde o primeiro dia em que se conheceram em um treino de cross-country quando estavam no 2º ano do colegial. Ambos trabalharam na Runner’s Corner, loja dos pais de Harper.

Os dois fundadores da Altra falaram exclusivamente com o Running Insight sobre a missão da marca, inspiração de design, estratégia de negócios e potencial de crescimento. Backstead pesquisou e gostou da palavra latina Altera, que significa consertar o que está quebrado. “Esse foi o nosso primeiro nome, até sermos processados pela empresa de software Altera, então mudamos nosso nome para Altra”.

“Nosso programa de Tech Reps é agressivo como quase qualquer outra marca. Temos 16 representantes de tecnologia que estão fazendo demonstrações, clínicas, seminários de educação e eventos nos EUA. Queremos ficar na frente do consumidor e fazer com que as pessoas experimentem o produto”, informa Backstead.

Com relação à ativação da marca e patrocínios, Backstead disse que, em outubro, assinou com a atleta olímpica Kara Goucher.  “Estamos sempre buscando oportunidades para atrair novos atletas, patrocinar eventos e ir a feiras do mercado de running. Mas não vamos ser excessivamente oportunistas, precisamos ter certeza de que um atleta ou evento é o ajuste certo e que representa quem somos e para onde queremos ir. Temos de 10 a 15 eventos em todo o país num determinado fim de semana e quase todos eles são parceiros de lojistas locais”.

Backstead finaliza dizendo que o principal desafio é gerenciar e crescer estrategicamente a marca. “Há oportunidades para a Altra em todos os tipos de direções e nós apenas temos que ser disciplinados e focados em quem somos e o que fazemos. Nossos desafios são realmente internos: como elaboramos estratégias, para onde vamos e como maximizamos e sustentamos esse crescimento. Em cinco anos um número muito maior de corredores vai conhecer a Altra tendo a oportunidade de conhecer na prática a linha de produtos”.

Rodrigo Roehniss

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de produtos de running e triathlon. Também trabalha com atletas profissionais. Aqui, analisa produtos que fascinam corredores e triatletas.

Ver mais