Qual é seu plano de vida?

Rodrigo Lobo
Adicionada em 16 de novembro de 2017
Mais em Corrida de Rua

Quando iniciamos um novo empreendimento, é altamente recomendado ter um business plan completo. Em outras palavras, o planejamento de seu negócio, contendo o conceito, análise do mercado e do público, estratégias de marketing, projeção de investimentos, visão, missão, valores e metas de curto, médio e longo prazo. Por que para nossa vida não fazemos o mesmo?

Existem algumas perguntas que costumo fazer aos meus atletas, amigos e seguidores: qual é seu plano de vida? Como a atividade física ou o esporte estão inseridos nele? Como está a balança entre sua vida social, trabalho, treinos e família? Você consegue se imaginar daqui a 1, 3, 5, 10 ou 20 anos? Como você gostaria de estar e o que gostaria de ter realizado até lá?

Não gosto de entregar respostas prontas, pois cada um tem perspectivas e objetivos diferentes de vida. Gosto só de trazer esta reflexão à tona pois com a correria do cotidiano – horas extensas de trabalho e tempo perdido nas redes sociais – passamos o pouco tempo livre que temos “apagando incêndios”.

 

 

Muitos negócios vão à falência em poucos anos porque não têm um plano bem elaborado. E o mesmo acontece conosco. Sem saber aonde, quando e como queremos chegar, ficamos perdidos e sem foco. Percorrer um caminho escuro e sem um mapa a seguir nos traz insegurança e desconforto.

Muitas vezes nos arrependemos de não termos cuidado melhor de nossa saúde para realizar algum sonho, ou mesmo tarefas básicas, como para cuidar de nossos filhos sem limitações e dependência de medicamentos.

Passar os anos sonhando com um projeto, ou uma viagem, e ter que adiá-lo constantemente nos gera incômodo e frustração. Isso não é nada saudável. Temos a sensação de que não fomos capazes de realizar aquilo, seja por falta de competência ou por acasos do destino.

Dezenas, ou centenas de pessoas com que conversei me prometeram, ou ainda prometem, que começarão a treinar, cuidar da saúde, fazer uma maratona, um Ironman… Tudo sem antes mesmo ter um plano para isso e responder aquelas perguntas básicas feitas no começo no texto. Lembre-se daquele exemplo da empresa sem um bussines plan bem estruturado.

Tire algumas horas ou dias para elaborar seu plano de vida completo e equilibrado. Faça isso de preferência nas férias, ou quando estiver com a cabeça limpa e o corpo descansado. Mantenha este plano sempre acessível, e o revise frequentemente, mas sem alterá-lo muito.

Seja o escritor e o protagonista de sua própria história de vida!

Rodrigo Lobo

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; atleta amador de corrida de rua e triathlon e apaixonado pelo que faz.

Ver mais