Vibe Rollers: a opção eletrônica de liberação miofascial

Rodrigo Roehniss
Adicionada em 09 de janeiro de 2019
Mais em Corrida de Rua

Após os diferentes tipos de acessórios manuais para liberação miofascial, algumas marcas desenvolveram aparelhos eletrônicos que fazem o trabalho de recuperação muscular com mais facilidade. Uma delas é a Vibe Rollers (https://viberollers.com/), que conheci durante o The Running Event, realizando em novembro do ano passado, no Texas.

Na verdade, as próprias marcas desenvolvedoras dos aparelhos manuais implementaram nos mesmos a tecnologia eletrônica. A Vibe Rollers é uma marca americana que colocou no mercado dois modelos de rolo compactos e com bom custo-benefício.

Conversei com David Mills, fundador da marca e criador dos produtos, um oficial do exército britânico além de personal trainer até 2014. Desde então, começou a desenvolver produtos de liberação miofascial testando nele mesmo.

David disponibilizou um dos modelos e desde então tenho utilizado para aliviar algumas dores decorrentes da corrida e de fortalecimento muscular. Não sei se estes aparelhos eletrônicos de liberação miofascial serão comercializados no Brasil, em razão do valor final do produto no ponto de venda, o que pode chegar próximo dos R$1.000,00. Os modelos comercializados pela Vibe nos EUA custam U$99,00 (Vibe Peanut) e U$109,00 (Vibe HEX Pro), respectivamente. Mais baratos que vários tênis de corrida.

O modelo Vibe Peanut é a versão básica. E o Vibe HEX Pro é a versão superior. O que difere os modelos é o design da borracha que compõe o rolo. O HEX Pro possui blocos hexagonais, com a finalidade de penetrar de forma mais profunda no músculo, liberando os pontos gatilho de forma mais rápida e, desta forma, acelerando a recuperação.

Nos dois casos são quatro velocidades de ativação: a 1ª velocidade tem a função de relaxamento do músculo em áreas mais sensíveis, a 2ª de recuperação muscular, a 3ª tem variação da vibração com objetivo de relaxar e aliviar o stress muscular, e a 4ª velocidade é mais intensa com objetivo de ativar o musculo e aliviar a dor.

O rolo tem autonomia de uso de 2horas e é recarregável direto na tomada. É prático de carregar pois é compacto. O modelo Peanut que utilizo pesa 785gr.

Rodrigo Roehniss

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de produtos de running e triathlon. Também trabalha com atletas profissionais. Aqui, analisa produtos que fascinam corredores e triatletas.

Ver mais