O Ironman dos Trail Runners

Adicionada em 11 de agosto de 2014

Um triatleta deseja completar um Ironman, sendo que o sonho é ser classificado para o Ironman em Kona, no Havaí. Um corredor de rua deseja completar uma maratona, e seu sonho é fazer a maratona de Boston, Chicago ou NY. Já, um ultramaratonista de rua sonha em completar Comrades, na África do Sul, por exemplo. E o ultramaratonista de montanha?

Dia 29 de Agosto acontece a tão sonhada prova entre os ultramaratonistas de montanha (trail runners): a Ultra Trail du Mont Blanc. Esse é um evento que reúne cinco provas: UTMB, CCC, TDS, PTL e OCC.

A UTMB é a mais famosa e, portanto, a mais concorrida. Essa prova atravessa três países: França, Suíça e Itália totalizando 168 km e 9.600m de ascensão positiva. A largada é na belíssima cidade de Chamonix, onde 2.300 atletas vindos do mundo todo se reúnem com o mesmo objetivo, com o mesmo sonho, após meses de treinamento. O tempo máximo de prova é de 46 horas e cerca de 2.000 voluntários estão prontos para ajudar e incentivar os atletas ao longo dos postos de abastecimento. Além disso, o apoio de milhares de familiares, amigos e moradores também são fundamentais e acaba tornando a prova ainda mais especial.

Toda a beleza e dificuldade extrema do UTMB que atravessa sete vales, 71 glaciais e 400 cumes exigem do atleta grande preparação e experiência em ultra maratonas de montanha. Ser praticamente auto-suficiente e saber lidar com adversidades como frio, chuva, fome, cansaço, fatiga, dores são exigências mínimas para se conquistar uma vaga no UTMB.  Para garantir a pré-inscrição, são necessários 8 pontos (em 2014, eram 7 pontos) dentre a lista das provas classificatórias no site do UTMB, adquiridos no período de um ano, obtidos em até 3 provas, algumas delas, provas que acontecem no Brasil. Após a pré-inscrição, acontece ainda um sorteio que pode ou não garantir a sua vaga. Caso o atleta não tenha sido sorteado por dois anos, ele terá prioridade no terceiro ano. As demais provas do circuito também contam pontos no ano seguinte para inscrição, em qualquer uma das cinco provas do evento.

Irei completar três anos de experiência em provas de corridas de montanha no Brasil e ainda sinto necessidade de passar por outras provas e outras distâncias, antes de me inscrever no UTMB. Eu sonho com o dia em que estarei com milhares de atletas do mundo inteiro na largada, a vibração, a torcida, a expectativa. Quero que esse dia seja perfeito e que eu possa apreciar o percurso e completá-lo com muita alegria. O UTMB é uma prova modelo e que deve ser feita pelo menos uma vez na vida por todo ultramaratonista de montanhas. Como eu digo, montanha chama e eu vou!

Vivian Pavão

Vivian Pavão

Corredora há mais de 15 anos, fez sua primeira maratona aos 20 anos, conquistando o terceiro lugar em sua categoria, e não parou mais. Já praticou diversos esportes, mas atualmente dedica-se à corridas de montanha. Entre as maiores conquistas está o primeiro lugar Geral no Desafio das Serras em dupla mista, prova de 80 km, e o primeiro lugar geral da Copa Paulista 50 km em Paranapiacaba, em 2015.

Ver mais