Getty ImagesFoto: Getty Images

Quer mais tempo para correr? Seja criativo!

Patrícia Oliverio
Adicionada em 18 de outubro de 2018
Mais em Corrida de Rua

Fim de tarde. Depois de quatro reuniões ao longo do expediente e em meio a muito trabalho, o único desejo de qualquer ser humano seria correr para casa e se espalhar no sofá. Mas no mundo de quem corre, perder aqueles 5 km planejados desde cedo é como perder o dia.

Mesmo praticamente sem disposição, parece que quem corre sempre está acompanhado por um amigo imaginário que diz o tempo todo que correr fará toda a diferença em um dia cansativo. O pior — ou melhor — é que faz!

Outro dia, encarei quase seis horas de estrada durante uma viagem a trabalho, com chegada prevista ao hotel no começo da noite. Mesmo sabendo que ainda teria de finalizar uma atividade até a hora de dormir, no check-in fiz apenas duas perguntas ao recepcionista: qual era a senha do Wi-Fi e onde ficava a academia.

Foi o tempo de deixar a bagagem no quarto, calçar o tênis que sempre me acompanha e aproveitar, na esteira, 30 minutos daquelas poucas horas que sobravam no dia. Na esteira, o cansaço cedeu lugar a novas ideias que iam surgindo para oxigenar o cérebro. Ao voltar para o quarto, elas me ajudaram a finalizar muito mais rápido todo o trabalho que me aguardava.

Para quem corre ou pratica qualquer outro tipo de esporte, mexer o corpo após um dia intenso e estressante é sinônimo de relaxamento. Sem falar da melhora no condicionamento muscular e cardiorrespiratório ou do benefício estético que ele proporciona.

Então, se os dias parecem cada vez mais curtos e as pessoas mais envolvidas em dezenas de atividades ao mesmo tempo, que tal reverter os índices de obesidade e sobrepeso que triplicaram nos últimos 40 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)? Não deu tempo para um treino bem-feito no dia, temos a tecnologia para nos ajudar a manter uma vida mais ativa.

Pelo celular, podemos encontrar uma bicicleta pelo caminho. Por que não deixar o carro distante do trabalho ou trocar o transporte público por pedaladas? Aplicativos que controlam a quantidade de passos dados durante o dia também aumentam nossa culpa ao perceber que estamos no vermelho. Para que elevador se sempre há uma escada ao lado?

Pense que hoje, com pequenas atitudes, você fez uma pequena contribuição a si mesmo. Amanhã é outro dia e seu corpo estará muito mais disposto a realizar um treino bem-feito. Mas não vale colocar o soneca no despertador. Lembre-se: seu corpo te chama!

Patrícia Oliverio

Patrícia Oliverio

Corredora amadora, jornalista e especialista em marketing e comunicação corporativa

Ver mais