Kit básico para o corredor iniciante

Harry Thomas Jr
Adicionada em 12 de setembro de 2018

Já estamos em setembro e grande parte da população sedentária está iniciando o ‘Projeto Verão’. Aquele mesmo projeto prometido para entrar em vigor no dia 2 de janeiro, mas que só agora está saindo da lista de desejos. Uns indo caminhar, outros indo para a academia e alguns correndo. Ao final do verão, o corredor iniciante estará contaminado pelo mosquitinho da corrida. Sabendo que era necessário um tênis, um calção e, no caso das mulheres mais um top, foram lá e começaram a correr.

Mas muita gente se assusta quando chega no mundo running atual e é bombardeado com termos e expressões de uma comunicação própria da comunidade de corrida brasileira. É pace, running, finisher, top ten, crew, low, e todas essas terminologias se reverberam para uma infinidade de itens de equipamentos e acessórios que a indústria esportiva desenvolve para preencher as necessidades dos praticantes de corridas.

Obviamente, se o novo corredor tiver condições de comprar toda a loja pode fazê-lo, mas não é necessário porque ele pode começar a correr (ao menos no primeiro mês) com o equipamento básico.

Levo em consideração para classificar um ‘novo-corredor’ se a pessoa corre até 30 km semanais ou até três seções de treinos no período. Pode-se ter anos de corrida, mas ainda possuir hábitos de corredor-iniciante como pouca rodagem, pouca frequência. Nesse caso, a demanda por material mais pensado não se faz urgente, mas pode crescer ao longo do tempo igual a sua fatura do cartão de crédito.

Mas vamos lá. Seguem as sugestões para começar essa vida running dentro dos parâmetros acima mencionados:

Dois pares de tênis: Um mais estruturado da categoria amortecimento e um com perfil mais baixo com drop entre 8 a 12mm. Caso só possa ter um par, priorize o modelo estruturado.

Dois calções: Um de corredor tradicional (abertura lateral) ou um mais longo a depender do gosto pessoal, e outro de compressão para dias mais frios ou para ser usado como under wear sob outro calção. Enfim, dois é um bom número visto ser uma peça que suja muito. Mulheres podem optar ainda pelos calções-sainha.

Camiseta: prefira as de tecidos tecnológicos. Depois que começar a competir terá uma infinidade de camisetas para usar. Se faz parte de alguma assessoria esportiva parte do problema está solucionado.

Corta-vento: para ser usado em dias mais frios e que pode ser utilizado antes, durante e após as corridas. Item importante para a saúde do corredor, cuja modalidade tem abrupta variação térmica entre estar em atividade versus período off.

Meias: sem costura são as ideais para evitar bolhas.

Mochila ou sacolinha: útil para guardar a nova “tralha”.

Cronômetro: por mais que o corredor seja lento, cronômetro é o item mais motivacional e perceptível ao corredor. Importante que contenha um cronômetro para iniciar na arte da corrida.

 

 

Harry Thomas Jr

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30), Nova York (2h58min20) e Blumenau (2h58min10). Também concluiu seis Ultratrails: 60K Ultratrail Putaendo, 67K Ultratrail Torres del Paine, 50K Indomit Costa Esmeralda e os 50K Ultra Fiord por três vezes. Já correu em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia e Japão.

Ver mais