Hoka One ganha espaço entre corredores

Rodrigo Roehniss
Adicionada em 30 de julho de 2015

Apesar de não ter comercialização no Brasil, a Hoka One é uma marca que ganha cada vez mais adeptos aqui no país, tanto na comunidade de corredores quanto entre triatletas. Seus modelos, marcados pelo conceito “maximalista”, chamam a atenção pela altura do perfil da entressola, além da leveza e do conforto.

Os primeiros protótipos da Hoka fora criados e desenvolvidos pelos franceses Nicolas Mermoud, um experiente corredor de montanha que trabalhou na marca Salomon, e Jean Luc Diard, que também trabalhou como designer-chefe de produtos na Salomon, em Boulder, no Colorado (EUA). A idéia inicial era produzir tênis para corrida de montanha com percurso técnico, como nos Alpes, Pirineus e Dolomitas. No entanto, eles notaram que os modelos poderiam ser produzidos com características específicas para treinos e competições no asfalto.

Nascida em 2010, a marca começou a atrair pouco a pouco a atenção de corredores americanos, interessados pelo conceito maximalista, que vem crescendo no mercado de running. Dos seus 11 modelos, o Huaka e o Clifton são os mais utilizados por corredores e triatletas.

No Mundial do Ironman Havaí de 2014, a Hoka ficou na 6ª colocação, com 6% dos modelos da marca utilizados por triatletas amadores, dentre os pouco mais de 2 mil participantes. Em 2013, a marca havia ficado no 13º lugar.

Em maio deste ano, a triatleta britânica Leanda Cave (campeã mundial do Ironman Havaí 2012) foi vice-campeã do Ironman Texas correndo com o modelo Clifton. Já em junho, o australiano Luke Mckenzie (vice-campeão do Ironman Havaí 2013) venceu o Ironman Cairns (Australia) correndo com o mesmo modelo.

Buscando sobreviver no agressivo mercado de tênis de corrida, a Hoka One foi comprada em 2012 pelo grupo amerciano Deckers Outdoor, detentor de marcas de sapatos, botas e sandálias. Mesmo com a aquisição, a Hoka One manteve sua dupla de designers, responsável pela criação dos modelos da marca.

Rodrigo Roehniss

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de produtos de running e triathlon. Também trabalha com atletas profissionais. Aqui, analisa produtos que fascinam corredores e triatletas.

Ver mais