Estude a prova e corra tranquilo

Harry Thomas Jr
Adicionada em 07 de maio de 2018
Mais em Corrida de Rua

Nos últimos dias um vídeo de corrida de rua viralizou pelas redes sociais. Nele, assistia-se uma prova que tinha as distâncias de 10km e 5km. A partir de um determinado ponto, os participantes deveriam cada um ir para um lado de acordo com suas distâncias. Alguns foram certo (ao menos achavam que estavam), outros pegando o caminho errado, uns parando para falar com os staffs, enfim, uma grande confusão se formou e foi um Deus nos acuda.

Esse erro aconteceu pela falta de uma simples placa. Para alguns corredores que estudaram o percurso previamente isso nada impactou na corrida. Esse exemplo prático só mostra da importância de estudarmos a competição que vamos participar.  

E como fazer isso? Estudar o mapa do percurso, saber onde há bifurcações, onde há retornos, etc. Se o croqui do percurso não estiver claro, perguntar momentos antes da largada para alguém da organização e dar aquela confirmada básica com o corredor ao lado. Informação nunca é demais.

Devemos estudar a prova não somente no quesito percurso. Mas em tudo que tange o evento. Uma lida no regulamento, embora quase ninguém o faça, evita algumas dores de cabeça.

Quantos e quantas vezes eu já vi pessoas largando sozinhas em uma corrida, pois estavam desinformados que a largada aconteceria às 7h e não 7h30? Planejar como vai para a prova é louvável. O transporte público está disponível no domingo ou feriado? Existe lugar para estacionar perto da arena? Há flanelinhas? Se sim, é melhor parar mais longe (o que traduz em maior tempo andando a pé para chegar a arena)? São detalhes, mas que podem fazer toda a diferença.

Enfim, estudar a prova em sua totalidade, sabendo que no posto X só há água e não há isotônico. Saber que no posto Y servem gel e você tem que estar atento para não passar batido pelo mesmo. Em suma é importante no momento da corrida em si, estarmos preocupados só com nosso desempenho ou performance e antever possíveis problemas que vão impactar como um todo.

Como sempre digo: correr não é só correr.

Harry Thomas Jr

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30), Nova York (2h58min20) e Blumenau (2h58min10). Também concluiu seis Ultratrails: 60K Ultratrail Putaendo, 67K Ultratrail Torres del Paine, 50K Indomit Costa Esmeralda e os 50K Ultra Fiord por três vezes. Já correu em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia e Japão.

Ver mais