Faça da esteira uma parceira dos treinos

Adriano Cunha
Adicionada em 04 de maio de 2018
Mais em Corrida de Rua

No nosso dia a dia, o que mais temos são motivos para não treinar: horários estendidos no trabalho, viagens, questões pessoais, trânsito e por aí vai.

A esteira é, sem dúvida, uma grande parceira de rotinas imprevisíveis e para treinos em dias frios, quentes demais ou chuvosos. Além disso, é uma ponte estratégica para o início da trajetória do corredor, pois minimiza os impactos da atividade, quando comparada ao asfalto.

Por ser um dos equipamentos mais famosos nas academias exige atenção ao seu uso, pois, por mais simples que possa parecer – basta ligar o aparelho e calibrá-lo na velocidade desejada – muitos erros ainda são comumente flagrados. Andar ou correr segurando no equipamento e o baixo nível de atenção, causado pela monotonia do exercício são alguns dos erros mais praticados.

Acidentes na esteira ocorrem com frequência e, para se prevenir, foque na técnica e na respiração, duas frentes fundamentais na corrida. Aquecimento antes do início dos exercícios é primordial: comece com velocidades menores e vá aumentando de maneira contínua. Assim você eleva a frequência cardíaca, a temperatura corporal e a circulação sanguínea, o que ajuda a reduzir os riscos de lesão.

O tempo para se aquecer varia conforme a temperatura do ambiente: quanto mais baixa a temperatura, mais tempo de aquecimento é recomendado.

Não se esqueça de procurar a orientação de um profissional de educação física formado. Somente um especialista é capaz de prescrever exercícios físicos com qualidade e de acordo com sua necessidade.

Bons treinos!

 

Adriano Cunha

Adriano Cunha

Fundador do Grupo Upper Life (www.grupoupperlife.com), formou-se em Educação Física e atuou como personal trainer e em cargos de liderança por oiyo anos no Instituto Levitas. Além disso, trabalhou e estudou em projetos na USP, InCor e Unifesp, palestrou em centros universitários como FMU, Unianchieta e USCS , e conheceu a área da Educação Física em quatro continentes. Escolhido em 2017 pelo Governo da Catalunha para mapear o mercado brasileiro de corrida no Brasil.

Ver mais