Endurance Challenge Ultra Trail RJ: eu vou!

Adicionada em 18 de maio de 2015

No próximo final de semana ocorre, em Visconde de Mauá (RJ), uma das provas mais esperadas do ano para montanhistas: o Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras.

A prova tem distâncias que permitem a participação de diversos perfis de atletas: 80 km, 50 km, 21 km e 10 km… e os desafios serão muitos! Em todas as distâncias, a prova promete surpreender com belíssimas paisagens e percursos incríveis.

Infelizmente, o percurso dos 80 km teve um contratempo e foi mudado a poucas semanas da prova, que agora não poderá mais passar dentro do Parque Nacional do Itatiaia. Mesmo assim, o trajeto continua sendo atrativo e passará pela Serra da Pedra Selada e valerá 2 pontos para classificação na UTMB (Ultra-Trail du Mont-Blanc).

Muitos amigos fizeram dessa a prova alvo do calendário. E para mim não será diferente. No entanto, usarei a Endurance Challenge Ultra Trail com treino para um desafio ainda maior que é o Ultra dos Anjos, uma prova de 235 km, que acontecerá em julho, em Passa Quatro (MG). Minha previsão será a de dobrar o percurso, completando 24h de prova, contribuindo para um simulado do Ultra dos Anjos. Aliás, torçam por mim para esse desafio.

A todos que irão fazer o Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras, neste sábado (22 de maio), alguns conselhos: não se esqueçam de verificar quais os itens obrigatórios que deverão ter em suas mochilas e que serão verificados pela organização antes da largada. É fundamental que tenham todos os itens obrigatórios e também os recomendados, pois são itens que conferem a sua segurança durante a prova. Lembrem-se que em muitos trechos, vocês estarão sozinhos e poderão ter que fazer uso desses materiais.

Além disso, cuidem da proteção contra o frio. Anoraks, corta ventos, luvas e gorros ajudam a mantê-los aquecidos. Outra dica é ficar atento à alimentação e hidratação durante a prova. De nada adianta estar fisicamente bem preparados se o corpo não tiver combustível para executar toda aquela carga de preparo físico que foi feita.

Como última dica e a mais importante: divirtam-se! Apesar do frio, das dificuldades, do sono, estaremos correndo porque amamos isso e a belíssima paisagem é um presente para todos que se prepararam para esse desafio.

Bons treinos e nos vemos lá!

Vivian Pavão

Vivian Pavão

Corredora há mais de 15 anos, fez sua primeira maratona aos 20 anos, conquistando o terceiro lugar em sua categoria, e não parou mais. Já praticou diversos esportes, mas atualmente dedica-se à corridas de montanha. Entre as maiores conquistas está o primeiro lugar Geral no Desafio das Serras em dupla mista, prova de 80 km, e o primeiro lugar geral da Copa Paulista 50 km em Paranapiacaba, em 2015.

Ver mais