Encaixando o treino

Harry Thomas Jr
Adicionada em 28 de novembro de 2017
Mais em Corrida de Rua

Muito provavelmente você já escutou por aí algum corredor dizendo que finalmente conseguiu “encaixar os treinos” em sua rotina.

O “encaixar” nada mais é do que dar sequência aos treinos de forma constante. Alguns correm três vezes por semana (básico para se chamar corredor) outros até seis vezes (um dia de descanso precisa acontecer). Dentro deste lastro é importante que haja sequência de seções de treinos sem muitas rupturas.

Deve-se evitar matar os treinos. Perdeu um treino hoje, não tente compensar no dia seguinte. Espere o dia certo de correr e vá treinar no dia programado, pois uma das máximas do treinamento esportivo é: “treino perdido é treino perdido”.

Claro que neste caso só é válido para quem segue planilhas. Quem corre de forma livre deve correr sem se preocupar. Já que o corredor que segue planilha trabalha por estímulos como rodagem, tiro, fartlek, trote, etc, e quando quer compensar o treino perdido prejudica o posterior.

Em suma, para que treinamento tenha efeito satisfatório e você atinja um condicionamento aeróbio para poder encarar seções mais exaustivas e aumentar a resistência física desejada, é importante faltar o menos possível aos treinos e dar sequência coesa respeitando a tríade: treinamento, alimentação e descanso.

 

 

Harry Thomas Jr

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30), Nova York (2h58min20) e Blumenau (2h58min10). Também concluiu seis Ultratrails: 60K Ultratrail Putaendo, 67K Ultratrail Torres del Paine, 50K Indomit Costa Esmeralda e os 50K Ultra Fiord por três vezes. Já correu em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia e Japão.

Ver mais