Como se preparar para a volta das corridas de rua?

Adicionada em 27 de maio de 2021

oAs grandes provas no Brasil e principalmente no exterior estão se confirmando e algumas começaram a ser realizadas. A fim de garantir a segurança de todos, as provas estão com redução nos números de inscritos, mesmo assim é um grande alento para todos os corredores sedentos pela volta das corridas de rua no nosso país e no mundo.

E aqui no Brasil? Como se preparar para a volta das corridas de ruas? Estamos vendo provas sendo agendadas e parece uma luz no fim do túnel, mas dependemos da velocidade da vacinação para que possamos ir voltando ao normal. Enquanto isso não acontece, acredito que primeiro todo atleta deve sempre procurar trabalhar nas suas deficiências durante esse período que vivemos.

Essa tem sido uma grande oportunidade para todos, na ausência de provas, devemos nos preparar bem e principalmente melhorar nossas deficiências.

Assim coloquei alguns pontos que todo corredor deve focar:

Treinar direito – Correr sabemos que todos correm, mas será que todos treinam direito? Quando o treino é leve, você é aquele corredor que esquece tudo, na menor aproximação de outro corredor?

Se sim, comece a mudar sua maneira de treinar, foco no treino, tanto na quilometragem como, e principalmente, na intensidade são fatores primordiais para evolução de qualquer corredor. Treino deve ser seguido como uma bíblia, salvo logicamente se estiver lesionado ou doente, mas aí é outra história. Seja CDF (corredor de foco).

Na pandemia ganhou peso? – Essa deve ser a prioridade número 2 (depois de manter a rotina dos treinos). Correr com quilos a mais é uma das coisas mais danosas a qualquer corredor e naturalmente que nesses mais de 14 meses de rotina alterada e algumas limitações, muitos acabaram com uns quilos a mais.

Assim sendo, antes mesmo da volta das corridas de rua, foque em perder o peso que ganhou, na verdade mais que perder, eliminar (quem perde, acha, não é mesmo?).

Procure um nutricionista para lhe ajudar a definir metas com prazos bem claros e estabelecidos, esse será um grande investimento. Correr com seu melhor peso faz milagres no seu treino e na maneira como corre.

Trabalho de força – Esse é outro ponto que muitos corredores começam e não mantém ou as vezes se enganam que fazem. Lembre-se: resistência é só para momentos iniciais e finais da programação, na grande maioria dos treinos tem que fazer força mesmo.

A corrida é uma sucessão de saltos, nosso sistema musculo esquelético é levado a um esforço grande porque a cada passada aguentamos mais de duas vezes o peso do nosso corpo. Ao deixarmos nosso corpo forte, a nossa eficiência na corrida melhora também.

Por exemplo, o Core (a musculatura que fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar) é fundamental para dar equilíbrio ao nosso corpo e com isso nos ajudar a manter uma postura eficiente no gesto da corrida.

Tiros – Conheço muito corredor que não consegue treinar devagar ou leve mas também não gosta de fazer força nos treinos de tiros, aqueles treinos onde ficamos enjoados do esforço. Na real poucos gostam de sofrer, não é?

Mas qualquer treinamento que se preze tem na realização dos tiros de qualidade uma variável de treinamento muito importante para evolução de nossos limiares e que não devem nunca ser perdidos.

Sono – Lembre-se que ele é um regulador dos nossos hormônios e nos ajuda a recuperar das sessões de treinos, retornando melhor para a corrida.

Não ache que ele é secundário e nem o subestime, correndo o risco de entrar em fadiga, overtraining ou outros riscos para sua saúde.

Descanso – Dia de descanso deve ser seguido como dia de treino, não pule esses dias e nem queira alterá-lo, muito menos achar que no dia de descanso tudo bem dar uma pedalada ou uma nadada forte.

Dia de descanso serve para que nosso corpo recupere para as próximas sessões e faz parte de qualquer ciclo de treinos que se preze, esses ciclos são montados pelos treinadores exatamente contando com esse dia D. Curta o seu dia de descanso e pense nele como mais 1 treino a ser cumprido, mesmo que isso pareça antagônico.

Fazendo isso, conforme surja a volta das corridas de rua, você estará apto a se inscrever nelas e se preparar para um retorno mais seguro e por que não dizer, em grande estilo.

Por fim,  se inscreva em provas que façam sentido dentro do seu treino, não pule etapas.

Se estiver fazendo o treino certo e se preparando bem, as provas serão a cereja do bolo e aí é correr feliz e se preparar para bater suas metas.

Bons treinos.