Comece a correr e não pare nunca mais

Rodrigo Lobo
Adicionada em 17 de outubro de 2017
Mais em Corrida de Rua

Para aqueles que estão se aventurando no universo da atividade física e da corrida, resolvi dar uma ajudinha com algumas dicas importantes para que a aventura não seja superficial e temporária.

Fiquem atentos a todos os pontos e não deixem de coloca-los em prática após buscarem auxílio de um profissional de educação física competente e após terem passado por um check-up médico completo.

Defina uma meta: Não há nenhum caminho a ser seguido se não houver um objetivo a ser alcançado. Por isso, antes de tudo tenha bem claro aonde você quer chegar, e qual será o plano para isso. Existem várias metas possíveis: correr 5 km, chegar aos 70 kg, participar de uma maratona internacional, reduzir o colesterol, e dezenas de outras que você conseguirá definir facilmente.

Crie uma rotina e regularidade de treinos: Uma das chaves do sucesso é a regularidade e a definição de uma rotina de treinos eficiente. O corpo necessita estímulos regulares para que haja adaptação e evolução. Além disso, precisamos condicionar nossa cabeça a se manter focada na importância dos treinos para a obtenção de nossas metas.

Mude hábitos de vida: A mudança de hábitos alimentares, de sono, de trabalho e de todos os outros se faz necessária para que os resultados sejam perceptíveis e concretos. É muito difícil sair para uma corrida após poucas horas de sono ou após ter comido uma feijoada completa. Neste caso a mudança de hábitos deverá acontecer naturalmente, a não ser que você goste de sofrer nos treinos e não tenha intenção de evoluir.


Treine com qualidade
: Treinar com qualidade, otimizando o tempo de atividade é muito mais estimulante e eficaz. Os treinos com altos volumes (distâncias e tempo) não necessariamente são os melhores. Treinos com variações de estímulos e bem planejados irão surtir melhor resultado.

Respeite os limites do corpo: A longevidade dos treinos está relacionada à tolerância do organismo e a intensidade e volume dos treinos. Por isso, respeite os sintomas de fadiga, faça um acompanhamento com profissionais da saúde (médicos, nutricionistas, fisioterapeutas), em complemento ao acompanhamento de um profissional de educação física.

Seja persistente: Mantenha o foco em sua meta e jamais desista dela. As conquistas não são imediatas, e os resultados são recompensadores. Valeu a pena lutar até o fim!

Treine com prazer: Nada disso terá efeito e será sustentável se não houver prazer. Caso não goste muito de treinar, encontre maneiras para transformar o sofrimento em prazer, como procurar uma assessoria esportiva, correr com amigos, viajar para correr, entre outras dezenas de estratégias possíveis.

Força, galera. Não existe sucesso sem ação, sem foco e sem prazer!

Rodrigo Lobo

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; atleta amador de corrida de rua e triathlon e apaixonado pelo que faz.

Ver mais