Shutterstock Foto: Shutterstock

Treino funcional: benefícios e como incluí-lo na rotina

Adicionada em 02 de março de 2015
Mais em Corrida de Rua

O treino funcional, que pode ser realizado de forma individual ou em grupo, tem vários benefícios. O principal é trabalhar o corpo de forma global para que você ganhe força, equilíbrio, velocidade e resistência. Isso tudo porque seus exercícios são diversificados e trabalham o corpo de forma dinâmica e sem nenhuma monotonia, com pouco tempo de descanso entre as séries.

E a aula é intensa: com apenas 45 minutos de treino funcional você trabalha os músculos de membros inferiores, superiores, abdominais e posturais, podendo alcançar o gasto de até 800 calorias. Ótimo, não?

Como incluir o treino funcional no dia a dia

Outra boa pedida para aqueles que já gostam de se exercitar é usar a técnica para sair da monotonia da musculação, uma vez que ela possibilita fazer a segmentação dos exercícios para a parte do corpo que você deseja trabalhar. Por exemplo, você pode apostar em exercícios funcionais para as pernas em um dia e, no outro, para os braços.

Para conseguir ficar com o corpo em forma e ganhar condicionamento físico com a modalidade, o indicado é praticar a atividade de duas a três vezes por semana para que não ocorra a chamada síndrome do overtraining, quando o atleta faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar. 

O grande diferencial do treino funcional é o dinamismo do treino e a exploração de aparelhos e equipamentos que fogem aos tradicionais de musculação. Você pode contar com o saco de areia para movimentos de boxe, corda naval, TRX (alças para treino em suspensão), kettlebell (bola de ferro fundido com uma alça), rolinho para abdominal, bosu (espécie de bola cortada ao meio), medicine ball (bola com peso), rubber band (elástico de resistência), monkey bar (espécie de barra fixa), além da barra olímpica para remada e a parede com pegada para escalada.

 

Funcional para corredores

Quem corre muito se beneficia desse tipo de treinamento. Veja aqui um treino funcional para ganhar potência na corrida e ir mais longe. Não deixe de conferir este circuito funcional completo para a corrida elaborado pelo treinador Lucas Sália, da Lobo Assessoria Esportiva (SP). 

(Fonte: Saturno de Souza, diretor técnico da Bio Ritmo Academia)