Fuja das lesões na volta aos treinos

Adicionada em 13 de janeiro de 2014

As férias estão acabando – ou já acabaram – para a maioria dos corredores e é hora de retomar os treinamentos. Neste momento, todo o cuidado é pouco, pois lesionar-se durante esse período é mais fácil do que parece.

“As principais lesões que acometem corredores nesta volta aos treinos são as por sobrecarga”, afirma o ortopedista do Instituto Cohen, Dr. Moisés Cohen. “Tendinopatias, principalmente do tendão patelar (localizado na frente do joelho) e tendão calcâneo (tornozelo), canelite, lesões musculares e fascite plantar são as mais comuns nesse período”, completa o médico.

Segundo Cohen, a melhor maneira de evitar esses incômodos é voltando aos poucos, como foi dito pelo treinador Marcelo Butenas, na Dica do Especialista. “O reinício não pode ser tentando obter o mesmo ritmo de antes da parada. Precisa ser gradual e progressivo.” O ortopedista e médico do esporte Dr. Roberto Ranzini reforça a ideia: “respeite os limites do corpo, pois ele sempre dá sinais de que é hora de parar.”

Caso alguma daquelas lesões já tenha o afetado, Cohen sugere a procura de atendimento médico especializado. “Suspenda temporariamente os treinamentos e, na grande maioria das vezes, será necessário um tratamento direcionado com a fisioterapia.” Esse processo, segundo o médico, garantirá a recuperação e o princípio de fortalecimento do local lesionado, para voltar bem aos treinos.