Força na panturrilha para prevenir lesões

Adicionada em 20 de março de 2014

Os músculos da panturrilha são fundamentais na biomecânica da corrida. São eles os responsáveis por receber os impactos das passadas, além de impulsionar o sangue dos membros inferiores para os superiores. Com essas importantes funções, o fortalecimento dessa musculatura – que engloba tríceps sural, gastrocnêmio e sóleo – se torna fundamental para o corredor.

Benefícios do fortalecimento

O processo de circulação do sangue entre os membros inferiores e superiores se torna mais eficiente com a panturrilha fortalecida. Também funciona na prevenção de lesões, principalmente dos joelhos.

Papel da panturrilha na corrida

Essa musculatura é responsável pela força inicial e final de cada passada. Além disso, absorve os impactos e sustenta a articulação dos joelhos.

Músculos enfraquecidos

Se o trabalho de fortalecimento não for realizado na panturrilha, todo o impacto proveniente da corrida irá para os joelhos – o que pode causar uma série de lesões. Toda a estrutura muscular dos membros inferiores também podem ser afetada.

Exercícios de fortalecimento (consulte um treinador para saber a quantidade certa de carga e repetições)

Gêmeos


Posicione-se com os pés paralelos na ponta de um degrau de escada ou em uma plataforma. Com as pernas retas, eleve o corpo na ponta dos pés e, em seguida, desça até a posição inicial. Há algumas variações, como trabalhar uma perna por vez e a utilização de halteres para dificultar.

Leg press


Coloque a ponta dos pés no limite da plataforma do aparelho e empurre-a e, em seguida, volte para a posição inicial.

Calf sentado ou em pé


Esse aparelho é específico para o treino das panturrilhas. Com os pés paralelos, eleve o corpo com a ponta dos pés.

Exercícios funcionais


Há algumas atividades específicas para o fortalecimento da panturrilha, como o bosu e a prancha de equilíbrio. O princípio é o mesmo dos outros exercícios (elevar o corpo com a ponta dos pés e voltar para a posição inicial).

Fonte: Renato Scalercio, treinador na academia Cia Athletica do MorumbiShopping, em São Paulo