Estudo: atividade física ajuda a prevenir certos tipos de câncer

Adicionada em 27 de outubro de 2021

Uma pesquisa publicada na revista Medicine & Science in Sports & Exercise indica que pelo menos cinco horas por semana de atividade física ajuda a prevenir certos tipos de câncer, como o de mama, de cólon, de estômago, de rim, de bexiga e de esôfago. Além de tratar as principais causas da doença, como obesidade e inflamação.

A pesquisa

Os pesquisadores analisaram os dados sobre a incidência de câncer, bem como a atividade física por estado (nos EUA), em pessoas com 30 anos ou mais. O que ficou provado é que, quando se trata de prevenção do câncer, os hábitos de vida fazem uma enorme diferença – e a atividade física é parte importante e fundamental dessa equação.

O estudo mostrou uma forte conexão entre a redução da prevalência de câncer (mama, cólon, estômago, rim, bexiga e esôfago) e a prática de exercícios físicos. Eles observaram que mais de 46.000 casos da doença nos EUA anualmente poderiam ser evitados se as pessoas seguissem a diretriz de praticar pelo menos cinco horas de atividade de intensidade moderada por semana.

Para todos os casos de câncer em adultos entre 2013 e 2016, cerca de 3% foram atribuíveis à inatividade física segundo os pesquisadores. Essa incidência foi maior em mulheres do que em homens.

Atividade física ajuda. Mas…

O exercício por si só não elimina o risco de doenças, afinal, ele é uma parte do estilo de vida saudável. Atividade física ajuda, mas há muitos fatores que entram nessa equação, incluindo genética, exposição ambiental, uso de fumo e álcool, idade, dieta e hormônios.

Vale a dica final que: tanto faz aumentar os músculos por meio do treinamento de força ou praticar exercícios de resistência – como correr. Ambos são úteis para reduzir a inflamação, principalmente se você adotar junto uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, como frutas e vegetais.

Leia mais