Atividade física ajuda a equilibrar vida pessoal e profissional, diz estudo

Adicionada em 09 de janeiro de 2014

Pesquisadores norte-americanos têm boas notícias para quem precisa, praticamente, se dividir em dois para dar conta da vida profissional e pessoal. Segundo a pesquisa, por meio de atividades físicas pode ser encontrado o tão sonhado equilíbrio entre a vida familiar e o trabalho.

Um dos pesquisadores envolvidos no estudo, o norte-americano Russell Clayton, explicou em texto publicado na revista Harvard Busines Review que esse efeito acontece, pois a atividade física reduz o estresse e faz com que o tempo que passamos em casa e no trabalho seja melhor aproveitado. Além disso, ele diz que os exercícios frequentes melhoram a auto-estima e, com mais confiança, a pessoa se sente mais capaz de dar conta de todos seus compromissos.

Segundo Clayton, o mais importante é descobrir uma atividade prazerosa e escolher a melhor hora do dia para praticá-la, não importa que seja de manhã, na hora do almoço ou depois do expediente.

Ele também orienta os profissionais de RH e gerentes a incentivar a prática de exercícios que vão desde a conhecida ginástica laboral até a uma flexibilização nos horários para que os funcionários possam ir até a academia. Afinal, quem trabalha menos estressado e mais confiante aproveita melhor o tempo em família e traz mais vantagens para a empresa.