Aquecer forte te deixa mais rápido na prova, afirma estudo

Adicionada em 09 de janeiro de 2014

Um estudo – publicado no Journal of Science and Medicine in Sport – sugere que quanto maior a intensidade do aquecimento, mais rápido um atleta pode correr em sequência. É comum ver corredores de ponta esquentando a musculatura antes das corridas de maneira bem forte, não só com trotes, mas tiros curtos, saltos, entre outros exercícios.

Para a pesquisa, os cientistas utilizaram 11 pessoas treinadas e acostumadas com provas longas. Elas foram testadas em duas situações de aquecimento seguido de uma corrida. Na primeira, trotaram por 10 minutos, correram mais forte – ainda abaixo do pace (quantidade de minutos para percorrer um quilômetro) de prova – por cinco minutos e deram seis tiros de 10 segundos – já com o pace que seria adotado na corrida ou até mais. Após um descanso de 10 minutos, os corredores fizeram uma série de saltos, outra corrida em ritmo de prova por cinco minutos e foram para uma esteira para fazer um teste de velocidade máxima. Na segundo situação, os atletas repetiram os exercícios, mas usavam uma roupa com peso durante os tiros de 10 segundos, para dificultar.

De acordo com os resultados, usar as vestimentas mais pesadas durante o aquecimento influenciou na corrida intensa de cinco minutos e no teste de velocidade máxima, aplicados no final dos testes. A unidade de medida usada pelos pesquisadores foi a chamada de economia de corrida: quanto maior, mais rápido um atleta pode correr com o mesmo esforço. Após terem usado a roupa com pesos, a economia de corrida dos indivíduos foi 6% melhor na parte em que correram em ritmo de corrida por cinco minutos, e 2,9% mais rápidos no teste de velocidade máxima, em relação a quando aqueceram sem o sobrepeso.

A pesquisa aponta ainda que o efeito do aquecimento mais intenso antes das provas é mais eficiente em distâncias mais curtas, ou seja, provas mais velozes.