ShutterstockFoto: Shutterstock

Qual é o melhor tênis para correr, afinal?

Marcello Butenas
Adicionada em 24 de julho de 2018

Esta é uma pergunta difícil de ser respondida. Por isso, vou tentar resumir o que julgo importante para ajudar na escolha do melhor tênis para correr.

O mais indispensável é respeitar o que chamamos de princípio da singularidade. Ou seja, cada um tem suas próprias características físicas e fisiológicas, o que gera uma adaptação diferente à corrida, em termos de apoio, formato dos pés, pernas e outras estruturas. Mais magros, altos, fortes, baixos e por aí vai.

 

Dicas para escolher seu tênis para correr

Com base no tipo físico e individualidades, buscamos um estilo de tênis para correr que atenda às nossas necessidades, como: peso, tipo de passada (pronador severo, leve, neutro e supinador), treino, entre outros. Depois dessa escolha, o ideal é experimentar o calçado e avaliar como ele se comporta nos seus pés.

O principal é que ele seja confortável para sustentar seus treinos e não machuque nenhum ponto dos pés. Eleito o par, é hora de testá-lo para amaciá-lo. Normalmente, corredores experientes têm seus tênis preferidos e dificilmente os trocam.

Entretanto, as marcas atualizam com frequência os modelos e acabam mudando uma tecnologia que pode desagradar um fã do par. Por isso que é sempre bom estar atento às novidades (o guia do tênis é o melhor amigo do corredor!).

Não pense que isso é problema de quem está começando, porque estou passando por essa dificuldade de me encaixar a um novo exemplar depois de o meu favorito ter sido descontinuado.

Porém, entre os produtos oferecidos pelas marcas, sempre tentei escolher aqueles modelos que mais se adaptavam às minhas necessidades de performance e conforto. Além da obrigação profissional, sempre achei importante conhecer a fundo os modelos de cada marca das quais obtive patrocínio.

Mas não ser apoiado ou patrocinado também tem suas vantagens: você pode procurar e escolher à vontade os tênis que mais lhe agradam. O que vale é ter um tênis que ajude você a ir para a frente. O resto depende só do seu esforço!

 

Marcello Butenas

Marcello Butenas

Marcello Butenas é treinador de triathlon e de corrida desde 1990 e é diretor técnico da Butenas Assessoria Esportiva. Como atleta foi vice-campeão brasileiro de triathlon em 1991, tetra-campeão paulista em 1992, 1993, 1995 e 1996 e participou de Ironmans no Havaí em 1992, 1995 e 1996, no Brasil, em 2002 e 2007, e na Alemanha, em 2012, com recorde pessoal de 9h24min. É colunista da revista O2.

Ver mais