Mantenha o foco neste fim de ano

Adicionada em 09 de novembro de 2011

Nesta época do ano, muitos atletas têm dificuldades em se manterem fiéis as suas planilhas de treinamento, mesmo com algumas das mais importantes provas do calendário nacional se aproximando para fechar a temporada. Como manter o foco, continuando a treinar forte? Foque no agora!

É normal que você esteja cansado dos treinos e de demais compromissos profissionais e pessoais e, principalmente, o final de ano é sempre corrido e parece que falta tempo para tudo. Quando você tem esse sentimento de fadiga e falta de tempo, o melhor a se fazer é dar um passo por vez.

Concentre-se apenas em seu próximo treino, na próxima série, no próximo tiro. Esqueça o resto, principalmente porque você ainda vai precisar manter aquela rotina de treinos puxados por outras várias semanas, se isso ficar em sua cabeça, você vai acabar cedendo e descansando mais do que precisa, quase como um “suspiro” antes de começar novamente, mas entenda que isso é uma reação de níveis baixos de motivação.

Mesmo que cansado, faça algo, o mais próximo do treino original possível. Por exemplo, se em sua planilha você tem agendado uma corrida de uma hora com alguns tiros curtos, segure um pouco na intensidade e no volume, mas mantenha a estrutura dos treinos. Isso vai resultar em um sentimento de que você fez o melhor possível naquele dia, missão cumprida nas condições que se encontrava.

Caso você decida perder seu treino, é bem provável que vá se sentir culpado, afinal de contas a prova final está se aproximando. Essa combinação de um dia de descanso com sentimento de culpa geralmente resulta no atleta treinando a mais do que planejado, tentando compensar o treino perdido, na sequência desse treino mais forte a fadiga vai bater novamente e você se verá preso nesse círculo vicioso de treinos inconsistentes, gerados por falta de estrutura.

Portanto, tenha calma, mantenha-se em sua rotina, seja fiel a sua planilha mesmo que decida fazer um pouco menos de carga, e caso seja preciso perder um treino, não tente compensá-lo na sequência. Mantenha a calma, foque no agora, e quando menos esperar, o dia da sua última prova do ano vai chegar e você vai ter conseguindo seguir seus treinos com sucesso, apesar da fatiga e níveis altos de estresse vindos de sua vida profissional e pessoal.