Como é enfrentar uma ultra maratona na Suíça

Adicionada em 12 de agosto de 2016

Não é fácil chegar na minha idade com a minha vontade, força, disciplina e dedicação aos treinos. Como em tudo na vida, a gente precisa se esforçar para dar certo.  E comigo não foi diferente. Coloquei o objetivo na minha cabeça de que iria correr provas de longa quilometragem ainda novo e cá estou com meus 54 anos nas costas fazendo a minha primeira prova longa, a Ultra Maratona de Zermatt que é todinha na montanha e conta com 45,595km de distância.

Decidi que encararia esta prova por alguns bons motivos: moro na região da Suíça, pelo custo benefício para os moradores do país e porque gosto muito de admirar belíssimas paisagens. Essa prova seria ideal para unir tudo isso, além de querer testar os meus limites, é claro.

O meu treino não foi tão duro porque já estou ambientado com o clima e venho me preparando há muitos anos. Eu fazia de 15 a 30km a cada dois dias e intercalava os treinamentos de rua com o da montanha.

 

 

Para quem for de fora da Suíça, indico chegar com bons dias de antecedência para se acostumar com o clima, com os ventos, fazer alguns treinos para esticar as pernas e para conhecer pontos importantes da cidade.

A largada começa com 1.116 metros de altitude na montanha. No decorrer da prova, como era esperado, tudo fica muito difícil. A prova não tinha muitos corredores, mas a pequena parcela foi suficiente para me deixar um pouco para trás. Mesmo assim não desisti. Depois de mais de 7h de corrida, cruzei a linha de chegada em 3.089 metros montanha acima. Foi simplesmente inesquecível.

Finalizei a prova com 7h30min, mas não me envergonho disso. O prazo para o fechamento do evento era de 8h. Portanto, consegui a minha medalha e recebi muitos aplausos na chegada. E que fique claro que ainda não encontrei o meu limite: ainda vou atrás dele, vou correr e treinar ainda mais para encontrá-lo!