As melhores raças de cachorro para te acompanhar na corrida

Adicionada em 03 de outubro de 2018

Os cachorros são animais que amam se exercitar, seja através de brincadeiras, passeios ou outras formas de atividade. Mas se você busca um parceiro canino para correr é importante levar algumas questões em consideração. Nem todas as raças são de cachorros para corrida.

Porte físico, nível energético e resistência são fatores que influenciam nessa escolha. Segundo o veterinário Ricardo Lopes, da Fisio Care Pet, os melhores cachorros para corrida são de porte médio para grande, já que possuem maior resistência.

Outro fator a levar em conta é o histórico de atividade física do animal. “Não adianta colocar um cão que só passeia para correr. Ele vai se machucar. Assim como um atleta, ele precisa ter um preparo”, explica o veterinário. 

Raças muito peludas costumam sofrer mais com o calor, por isso deve-se evitar correr com o cachorro quando estiver muito quente. O asfalto quente também pode queimar a pata do animal.

Os melhores cachorros para corrida

Golden Retriever

Essa raça é originária da Grã-Bretanha e é descrita como calma, amável, obediente, amigável e confiante. Os Goldens, geralmente, possuem bastante energia, são muito resistentes e capazes de percorrer grandes distâncias. 

Tamanho médio do macho: Altura: 58 a 60 cm; Peso: 29 a 34 kg

Tamanho médio da fêmea: Altura: 54 a 57 cm; Peso: 25 a 30 kg

Expectativa de vida: 10 a 12 anos

Labrador

Os labradores são cães bastante ativos, dóceis, obedientes e brincalhões. Além disso, possuem um alto nível de energia, adoram brincadeiras com água e suportam bem temperaturas altas e baixas. Historicamente, a raça trabalhava como ajudante de pescador no Atlântico. 

 

Tamanho médio do macho: Altura: 57 a 62 cm; Massa: 29 a 36 kg

Tamanho médio da fêmea: Altura: 54 a 60 cm; Massa: 25 a 31 kg

Expectativa de Vida: 10 a 12 anos 

Border Collie 

Segundo Ricardo Lopes, esta é “uma raça muito habituada a exercícios”. Corredores muito ágeis, eles precisam precisam de exercícios físicos diários e estimulação mental, devido a sua grande energia e impulso de caça. Essa raça é considerada por muitos a mais inteligente do mundo.

É comum ver border collies se destacando em eventos e competições de pastoreio, obediência e rastreamento, além de esportes como lançamento de disco e bolinhas. Por isso estão entre os principais cachorros para corrida.

Tamanho médio do macho: Altura: 50 a 58 cm; Massa: 13 a 20 kg

Tamanho médio da fêmea: Altura: 45 a 53 cm; Massa: 13 a 20 kg

Expectativa de vida: 10 a 14 anos 

 

 

Pastor-Belga Malinois

É uma das quatro variações da raça pastor-belga. Seu temperamento é estável, porém, é desconfiado quando se trata de estranhos. Os cães desta raça costumam ser muito dóceis, afetuosos e independentes, apesar de serem muito apegados a seu dono. Historicamente, são cães sentinelas e mensageiros. Então, são fortes, possuem muita energia e aguentam correr longos trajetos.

Tamanho médio dos machos: Altura 61 a 66 cm, Massa: 25 a 30 kg

Tamanho médio das fêmeas: Altura: 56 a 61 cm; Massa: 20 a 25 kg

Expectativa de vida: 10 a 12 anos 

Whippet

O whippet é uma variação dos cães galgos, geralmente associados às disputas de corrida. Segundo o veterinário Ricardo Lopes, a raça possui muita energia e ” é propícia para corridas mais curtas ou de explosão“. Os whippets são amigáveis e calmos em casa, apesar de necessitarem de uma dose de exercício. São indicados para quem quer um companheiro em casa e em atividades físicas de curta duração.

Tamanho médio dos machos: Altura: 47 a 51 cm; Massa: 9 a 20 kg

Tamanho médio das fêmeas Altura: 44 a 47 cm; Massa: 9 a 15 kg

Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Dálmata

Os dálmatas “possuem um bom porte físico para corrida e caminhadas”, afirma o veterinário. A raça tem um nível energético elevado e é capaz de manter um ritmo similar ao do dono. Além de atléticos, são protetores, companheiros e sociáveis. Nos Estados Unidos, são usados como cães de resgate pelos bombeiros e pela polícia.

Tamanho médio do macho: Altura: 56 a 62 cm; Massa: 18 a 27 kg

Tamanho médio da fêmea: Altura: 54 a 60 cm; Massa: 18 a 27 kg

Expectativa de vida: 13 a 16 anos

 

(Fonte: Ricardo Lopes, médico veterinário na Fisio Care Pet Moema – CRMV: 24908)