Antes e Depois: 19 kg a menos e inspiração para os amigos

Adicionada em 07 de janeiro de 2014

Problemas intestinais viviam atormentando o empresário Thiago Spada, 34, desde sua adolescência. Morador de São Carlos (SP), ele sempre levou uma vida sedentária, regada a uma alimentação nada saudável. Em outubro de 2011, com 85 kg – pode não parecer muito, mas pelo seu 1,71 m, seu índice de massa corporal estava beirando a obesidade – Spada descobriu a corrida e, em menos de um ano, eliminou 19 kg, chegando aos 66 kg. Sua dedicação já serviu de inspiração. “Consegui levar dois irmãos e alguns amigos para esse mundo maravilhoso da corrida”, garante o empresário, que também fez novas amizades com outros apaixonados pelo esporte.

“Tinha muito problema de queimação do estômago e gastrite”, lembra o empresário. “Vivia tomando remédio para controlar, como omeprazol”. A grande vilã das dores de Spada era sua alimentação. “Eu não tomava café da manhã, almoçava tarde, quase sempre um salgado e, à noite, era quase sempre pizza ou lanche”, explica. Além disso, a prática esportiva não era comum.

Ele decidiu entrar em uma academia para tentar perder peso e entrar em forma. “Foi assim que comecei a correr”, diz o empresário. “Os professores pediam para que eu aquecesse na esteira.” Começou a ser incentivado pelos educadores físicos, que ressaltavam a importância da corrida para sua saúde. “Um dia, calcei o tênis e fui pra rua.” Foi o estopim para que Spada se apaixonasse pelo esporte.

Em pouco mais de dois meses, começou sua preparação para a primeira prova de 5 km. “Nessa mesma época, passei a assinar a O2, pois queria dicas para correr melhor.” Ele completou a corrida e não largou mais o esporte.

Além disso, sua alimentação mudou de maneira radical. “Comecei a comer pela manhã e de três em três horas, sempre com alimentos saudáveis, como mel, frutas, canela, entre outros.” Cortou a bebida durante as refeições, mas não se priva de nada. “Continuo comendo meu chocolate e tomando minha cerveja de fim de semana, com os amigos.”

A combinação de corrida e uma dieta mais saudável resultou em 19 kg eliminados entre outubro de 2011 e setembro de 2012. “A corrida virou uma paixão mesmo, não consigo ficar sem”, conta o empresário. As distâncias também aumentaram. “Já corri duas meias-maratonas: em Florianópolis (SC) e no Rio de Janeiro (RJ).”

Sua meta para 2014 é mais ambiciosa. “Quero correr uma maratona, de preferência, internacional, como a de Nova York.” Vontade é o que não faltará para Spada conseguir atingir seu objetivo.

Correr e se alimentar bem se mostraram antídotos muito melhores do que qualquer remédio para dores no estômago de Spada. Conheceu novos lugares, pessoas e vive uma vida muito mais saudável hoje.