ReproduçãoFoto: Reprodução

Campeão de Boston deixará trabalho em escola para ser atleta profissional

Adicionada em 20 de abril de 2018

Conhecido mundialmente como o melhor maratonista amador do mndo, o japonês Yuki Kawauchi, que venceu a Maratona de Boston na última segunda-feira, será atleta profissional a partir de 2019. A notícia foi dada pelo jornal Japan Times, nesta sexta-feira, quatro dias após o atleta vencer uma das provas mais importantes do mundo.

Kawauchi, de 31 anos, deixará o seu trabalho em uma escola municipal de Saitama para se dedicar integralmente à corrida. “A razão principal é que quero competir a nível mundial. Já levo cinco anos sem melhorar minhas marcas pessoais e senti que preciso de uma mudança”, afirmou.

Até o anúncio, Yuki Kawauchi se dividia entre a vida de corredor e as suas obrigações como funcionário público no Japão. De segunda a sexta-feira, das 12h45 às 21h15, estava ocupado com suas funções em uma das escolas de Saitama. Para manter seu alto nível, corria de 90 a 120 minutos antes de trabalhar, percorrendo de 600 a 700 km por mês.

O japonês confessou que o prêmio de 150 mil dólares (cerca de R$ 510 mil) pelo primeiro lugar na Maratona de Boston influenciou em sua decisão de renunciar ao amadorismo.

 

 

“É uma oportunidade para a minha vida. A partir de agora, minhas preocupações financeiras desaparecem”, disse.

Com 81 maratonas disputadas na carreira, Kawauchi gostava de treinar por conta própria e recusava todas as propostas de patrocinadores.

“Vários patrocinadores quiseram me apoiar. Como funcionários públicos do Japão não podem ter um segundo emprego sem permissão, não podemos aceitar as propostas de patrocinadores. Eu gostaria que corredores que realmente precisam de apoio financeiro recebessem esse tipo de ajuda”, contou à revista O2.