Goiás TurismoFoto: Goiás Turismo

Una o útil ao agradável: corridas turísticas

Adicionada em 29 de setembro de 2016

Correr em lugares agradáveis e prazerosos, de preferência sem poluição, torna um pouco menos árdua a prática do exercício, que obviamente costuma demandar muito esforço. Fazer aquilo de que mais se gosta e conhecer (ou revisitar) locais turísticos bacanas do Brasil é uma dobradinha imbatível. Confira nossas indicações de corridas turísticas para passar finais de semana incríveis participando de provas espalhadas pelas cinco regiões do território nacional.

1. Meia-maratona de Gramado – RS
Data:
22/01/2017
Mais informações: http://www.th2eventos.com.br/eventos/ii-meia-maratona-de-gramado-22-jan-2017
Mesmo bastante recente (vai realizar sua segunda edição em 2017), o evento tem tudo para se firmar no calendário do Sul e do circuito de corridas turísticas. O ar saudável da Serra Gaúcha e o percurso montado na Avenida das Hortênsias, com largada e chegada no Lago do Bairro Carniel, agradam aos corredores interessados em eventos prazerosos.

Gramado foi premiada pelo site Trip Advisor como o segundo melhor destino turístico do Brasil, atrás apenas do Rio (prêmio Traveller’s Choice, em enquete realizada com os próprios usuários). Ótimo local para comprar chocolates, a cidade é um local acolhedor, que abriga atrações para toda a família.

Antes e depois, o turista/corredor pode se divertir nos pedalinhos do Lago Negro e nos bosques de pinheiros da Floresta Negra. Outro local de visita obrigatório é o Snowland, único parque de neve indoor da América Latina. Os pequenos vão gostar do Mini Mundo, parque de miniaturas que apresenta réplicas minúsculas de paisagens conhecidas.

2. Volta ao Cristo – Poços de Caldas – MG
Data:
29/01/2017
Mais informações: 
https://www.facebook.com/events/1666210750287342/
Considerada uma das 20 corridas convencionais mais difíceis do país, a “Volta ao Cristo”, de Poços de Caldas, é também tradicionalíssima. Em janeiro, transcorrerá a 35ª edição. Os 16 km são um sobe-desce pelas ruas da cidade e pelas estradas de terra da Serra de São Domingos, passando pela estátua do Cristo Redentor, a quem muita gente invoca proteção para resistir ao desafio. São 3,5 km de elevação!

Destino turístico há muitas décadas graças a suas fontes de águas minerais procuradas para diversas terapias, Poços de Caldas foi, por muitos anos, um dos principais destinos escolhidos por casais em lua-de-mel na região Sudeste. O comércio local explora a venda de doces artesanais e de objetos decorativos em vidro fundido que lembram as peças de Murano, na Itália. Com certeza, uma das ótimas corridas turísticas do calendário!

 

 

3. Meia-maratona das Cataratas – PR
Data: prevista para junho de 2017
Mais informações: www.meiamaratonadascataratas.com.br
Percorrida em agradabilíssimo trajeto, situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a Meia das Cataratas é considerada uma das mais belas do Brasil. Situada em local estratégico, atrai corredores do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Os 21 km entremeiam subidas e descidas num território que é Patrimônio Natural da Humanidade. Visitar o Parque das Aves, as Cataratas (com diversas opções de passeios de barco), as instalações impressionantes de Itaipu, além da oportunidade de saltar de paraquedas: essas são apenas algumas das muitas opções de passeio por lá.

4. Deserto Jalapão – TO
Data: prevista para junho de 2017
Mais informações: ainda sem site para o evento de 2017
Com três opções de percurso, de 8 km, 13 km e 42 km, a prova de montanha é percorrida num local rico em biodiversidade, com paisagens impressionantes.

Um dos destinos preferenciais dos fãs do ecoturismo e turismo de aventura, o Jalapão, basicamente, oferece muita água: as cachoeiras (destaque para a Cachoeira da Velha) são um espetáculo à parte. Chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, incluindo dunas alaranjadas: as paisagens variam, e ninguém sai de lá com poucas fotos na memória da câmera.

Vários esportes são praticados lá: rafting, canoagem e rapel. Trilhas percorridas a pé e de bike são uma forma de contato mais íntimo com a natureza.

5. X Terra Estrada Real – Tiradentes – MG
Data: prevista para setembro de 2017
Mais informações: www.xterrabrasil.com.br
A cidade histórica e acolhedora de Tiradentes é o palco de uma das corridas turísticas mais procuradas do ano, o X Terra Estrada Real. Corrida noturna de 21,7 km ou 9,7 km, além de provas de MTB: opções não faltam. O casario colonial, as igrejas repletas de obras representativas do esplendoroso Barroco mineiro e a oportunidade de andar numa Maria Fumaça na Estrada de Ferro Oeste de Minas são excelentes pedidas para os turistas/corredores.

6. Copa Centro-Oeste de Corridas de Montanha – Chapada dos Veadeiros – GO
Data: prevista para maio de 2017
Mais informações: www.adventuremag.com.br
O interessante circuito chamado Copa Centro-Oeste de Corridas de Montanha, formado por belas provas da região, tem uma etapa particularmente bela na Chapada dos Veadeiros (foto acima).

Há três opções de percurso: 8 km, 16 km e 23 km. A Vila São Jorge, simples e rústica, é um local isolado, perfeito para um encontro consigo mesmo; o belíssimo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ostenta atrações como a Catarata dos Couros, o Vale da Lua, a Cachoeira das Almécegas e a Cachoeira das Loquinhas.

7. X Terra Parati – RJ
Data:
prevista para junho de 2017
Mais informações: www.xterrabrasil.com.br
Assim como Tiradentes, item 5 da nossa lista, Parati tem um casario colonial que transporta seus visitantes ao longo dos séculos. O X Terra oferece a Half Trail Run, de 21 km, que intercala trechos de corrida em montanhas, praias e nas ruas de paralelepídeos dessa linda cidade do litoral fluminense. Quem quiser dar uma corridinha noturna pode tomar parte na Short Night Run: 6,5 km de puro deleite.

8. Meia-maratona de Manaus – AM
Data: 13/11/2016
Mais informações: http://www.ticketagora.com.br/Evento/3239/Meia-Maratona-De-Manaus-Jovem-Pan–6K-Manaus-Jovem-Pan.aspx
Com largada e chegada na Arena da Amazônia, a Meia de Manaus é uma boa desculpa para visitar a bela capital amazonense e incrementar seu calendário de corridas turísticas. Para quem não corre tanto, há também uma opção mais ligeira, uma prova de 6 km.

Depois (ou antes da prova), uma longa lista de opções de passeio: Teatro Amazonas, jóia arquitetônica e símbolo do Ciclo da Borracha, cruzeiro pelos Rio Negro e Amazonas, Museu do Seringal Vila Paraíso, Arquipélago de Anavilhanas, Jardim Botânico, Parque Ecológico Januari, Bosque da Ciência…

9. Desafio Senta a Púa – Chapada dos Guimarães – MT
Data: 23/10/2016
Mais informações: www.ultramacho.com.br
Criada em homenagem ao Dia do Aviador, essa prova é uma corrida em trilha nas imediações do Vale da Benção, na Chapada dos Guimarães. Percorrida em estrada de chão e trilhas, é uma epopeia radical, com subidas íngremes e trechos de quase escalada. Há opções de 12 km solo, 21 km (solo ou em dupla) e 42 km solo.

O brinde para tanto sacrifício? O visual deslumbrante. Senta a Púa é uma expressão popular que significa “vai com tudo”. Tornou-se famosa e sobrevive ao tempo por ter sido adotada como grito de guerra do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB na 2ª Guerra Mundial. O efetivo da Aeronáutica que trabalha na organização da prova escolta os participantes que fecham o desafio.

10. Canoa Beach Run – Aracati – CE
Data: 19/11/2016
Mais informações: www.canoabeachrun.com
Canoa Quebrada é o cenário paradisíaco desta etapa da rota das Corridas de Praia, a Canoa Beach Run, um dos destaques entre as corridas turísticas. Nos percursos de 5 km e 10 km, o corredor encontra um clima com temperaturas agradáveis, contato com a natureza, aclives, declives, poças d’água, terrenos rochosos e muito vento, característica da região.

A corrida passa pela badalada “Broadway”, local da vila repleto de bares, boates, restaurantes e paquera.

11. Escape Trail Run – Campos do Jordão – SP
Data: prevista para setembro de 2017
Mais informações: http://escapetrailrun.ativo.com/

O charme de Campos do Jordão, que nos ilude docemente com traços arquitetônicos alpinos, é um dos atributos que tornam interessantíssima a Escape Trail Run. A beleza e, por que não dizer, as exigências do relevo da Serra da Mantiqueira acrescentam prazer e doses de um desafio instigante a esse já consagrado evento de corrida de montanha.

Há opções de percursos de 14km e 21km. A tomada de tempo do trecho da montanha tem a finalidade de apontar os três “Mountain Monsters”, que fazem jus a um troféu que, definitivamente, não é para qualquer um.

12. 21K Noronha – Fernando de Noronha – PE
Data: 26/11/2016
Mais informações: http://www.21knoronha.com.br/

Fechando a lista com brilhantismo, Fernando de Noronha nos brinda com uma prova daquele tipo que será lembrada até a morte: 21K Noronha.

Navegar ao lado de golfinhos, mergulhar com tartarugas marinhas, observar o sol se por nas praias do Cachorro ou do Meio ou do mirante do Boldró, dançar um pouco de forró no Bar do Cachorro. Isso tudo, além de tostar ao sol da praia mais bela do mundo (segundo a Trip Advisor), a do Sancho, são as coisas que você pode fazer enquanto não estiver correndo.