Ultramaratonista brasileiro se prepara para correr 5 mil km por boa causa

Adicionada em 09 de maio de 2017

O jovem ultramaratonista brasileiro Ralph Mesquita, que mora na Bélgica há mais de uma década, decidiu usar seu amor pela corrida para chamar a atenção para o sobrepeso infantil na Europa, problema que atinge uma em cada três crianças de 6 a 9 anos no Velho Mundo.

O estudante de fisioterapia de 25 anos criou a ONG Eurocross For a Cause (ECFC) e, entre julho e setembro, percorrerá 5.300 km para aumentar a conscientização sobre os riscos ligados à obesidade infantil.

Nascido em Campinas e atualmente classificado entre os 100 melhores ultramaratonistas europeus, Ralph cruzará nove países levando mensagens que combatem estilos de vida pouco saudáveis. Noruega, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Bélgica, França e Espanha estão em seu roteiro.

 

 

“Se a minha história e a minha experiência puderem inspirar nem que seja apenas um jovem no meu caminho entre a Noruega e a Espanha, vou ficar feliz. Quero mostrar que não importa a idade ou o nível de experiência, mas, quando colocamos toda a nossa vontade, podemos superar objetivos maiores”, diz.

Por meio da ECFC, o ultramaratonista brasileiro passou a reunir jovens e associações de corredores internacionais. Os dinheiro arrecadado ao longo dos mais de 5 mil km serão usados para financiar iniciativas de conscientização e educação sobre a obesidade infantil.

O campineiro terminou no top 10 de todas as corridas realizadas na Bélgica em 2016, mesmo ano em que obteve o melhor tempo de sua vida nos 42 km: 2h54min30s, em Barcelona. Há um ano, ele prioriza treinos de longas distâncias, mas sem objetivos concretos de tempos.