ReproduçãoFoto: Reprodução

Câmeras de trânsito flagram corredores cortando caminho em prova na China

Adicionada em 30 de novembro de 2018

As câmeras de trânsito da cidade de Shenzhen, na China, ajudaram a organização de uma meia-maratona local a desclassificar cerca de 250 atletas que cortaram caminho durante a prova. Os atletas foram flagrados pelos dispositivos pegando atalhos em meio a arbustos.

Segundo os organizadores da corrida, as 237 pessoas flagradas cortando caminho percorreram de 2 a 3 km a menos do que a distância correta. A Meia de Shenzhen reuniu 16.000 corredores. 

Após a divulgação das imagens, o jornal People’s Daily, uma das maiores publicações da China, chegou a pedir, em um editorial, que os corredores “respeitem a maratona e respeitem o espírito esportivo”.

“A corrida não é apenas um exercício, é uma metáfora da vida, e todo corredor é responsável por si mesmo”, disseram os organizadores. Todos os que trapacearam agora enfrentam sanções.

O crescimento da corrida de rua na China nos últimos anos colocou o país como um polo de eventos da modalidade. Segundo dados da Associação de Atletismo da China, este ano, já foram realizadas 1072 provas. Em 2011, foram 22.