IstockFoto: Istock

Ranking mostra as tendências fitness para 2019

Adicionada em 26 de outubro de 2018

Um ranking com as maiores tendências fitness para 2019 foi divulgado para os antenados em atividade física e profissionais de educação física.

A pesquisa da ACSM’s Health & Fitness Journal, mostra as principais tendências para este universo há 13 anos, sendo consolidada no assunto. Feito de modo anual e divulgada mundialmente, o ranking tem como fontes, profissionais de saúde qualificados, experientes e certificados.

Incluindo itens como o treino de corrida em grupo, que ficou na segunda colocação na lista divulgada em 2018, o uso de tecnologia para auxiliar os praticantes e o HIIT, a relação mostra as 10 maiores apostas para o ano que vem.

 

 

Ranking das tendências fitness para 2019

1. Tecnologia wearable 

Todo e qualquer aparelho tecnológico que pode ser “vestido” para auxiliar em treinos e acompanham a saúde. Por exemplo, um pedômetro que mede a potência da corrida, relógios que marcam todos os índices sobre seu corpo e treino, que cada vez se tornam mais comuns no mundo running, além de camisetas que possuem localização GPS.

2. Treinamento em grupo

Segundo a publicação, os treinamentos em grupo servem para motivar os participantes, e assim, se tornarem cada vez mais eficazes, desde que feitos com profissionais que saibam conduzir os alunos para diferentes níveis de intensidade.

3. HIIT

Conhecidos como os treinos de alta intensidade, que possuem pouco intervalo de descanso entre os exercícios, eles servem para aumentar o gasto calórico e atingir um melhor condicionamento físico. Normalmente um treino como este tem duração máxima de 30 minutos, o que chega a ser semelhante a treinos de baixa intensidade de 60 minutos ou mais.

4. Programas para idosos

Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas estão buscando se cuidar e se manterem ativas até mesmo quando entram na 3ª idade. O ranking aponta as adaptações a serem feitas em exercícios físicos buscando atender os cuidados que os idosos precisam.

5. Treinamento com peso do próprio corpo

Por ser uma forma barata, funcional, praticável em qualquer lugar e muito eficaz, esse tipo de treinamento vem ganhando cada vez mais espaço. Podendo ser feito com auxílio de um professor ou sozinho, o intuito de treinar com o peso do corpo é trabalhar os músculos do mesmo, além de melhorar a resistência.

6. Instrutores certificados em métodos diferentes 

Algumas aulas fornecidas pelas academias, como Zumba e o Crossfit, requerem um certificado especial dos profissionais que aplicam as aulas. Por proporcionarem movimentos e sensações diferenciadas em quem pratica, essas aulas estão cada vez mais em alta, causando muita procura por quem quer se tornar uma pessoa saudável.

7. Yoga 

A modalidade proporciona inúmeros benefícios para quem a pratica, envolvendo aumento da concentração, auxilia na prevenção de lesões, aumenta a capacidade de oxigenação do corpo, além de alívio do estresse e da ansiedade.

8. Malhar com personal

Treinar ou malhar com um profissional capacitado e experiente que pode te auxiliar a atingir seus objetivos pode ser uma saída ótima, ao invés de não seguir nenhuma recomendação e acabar se lesionando ou até parar com a prática devido à lesões.

9. Treinamento funcional 

Melhorar resistência, postura, força e flexibilidade é algo que muitos corredores e interessados em uma vida saudável procuram. O treinamento funcional pode ser praticado de diversas maneiras, e pode ser uma ótima aposta para 2019.

10. Exercício também é remédio

Completando o ranking de tendências fitness para 2019 e segundo uma iniciativa chamada “Exercise is medicine”, alguns médicos deveriam prescrever tratamentos ligados a exercícios e a atividade física como forma de tratamento para algumas doenças. De fato, o exercício auxilia na saúde e na melhor qualidade de vida.