Jovem tarahumara vence ultra com sandálias de pneu

Adicionada em 19 de maio de 2017

Calçando sandálias de pneu, María Lorena Ramírez, de 22 anos, venceu a UltraTrail Cerro Rojo, corrida de 50 km realizada em Puebla, no México, com a participação de cerca de 600 atletas de 12 países.

A jovem índia pertence à tribo dos rarámuri, que vivem na Serra Tarahumara (Chihuahua) e são considerados os melhores corredores de longas distâncias do mundo. A história da tribo é contada no livro Nascido para Correr, de Christopher McDougall, que mostra como eles sobrevivem num inóspito canyon mexicano graças à sua extraordinário capacidade de correr longas distâncias.

 

 

María correu os 50 km em 7h03min sem nenhum equipamento de corrida de montanha, vestindo uma saia e um par de huaraches (sandálias com sola de pneu). Esse traje é comum entre os corredores da tribo e já acompanharam a atleta em seu segundo lugar na Ultramaratona Caballo Blanco, em 2016, na distância de 100 km.

Toda a família de María também corre. Nesta prova, seu irmão e ela viajaram a Tlatlauquitepec graças ao apoio dos organizadores. Eles fizeram mais de dois dias de viagem por terra até o Estado do México. Depois, percorreram mais cinco horas de carro até o local da prova. No dia seguinte, Lorena ganhou os 50 km.