Sesc terá debates gratuitos sobre corridas de rua

Adicionada em 24 de agosto de 2016

O Sesc Bom Retiro vai se tornar, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, um excelente local para quem busca variadas informações sobre o universo de corridas de rua. Aquela unidade do Sesc, que se localiza, na verdade, no bairro dos Campos Elíseos, na capital paulista, vai promover o Encontro Sesc Bom Retiro de Corridas de Rua. Mesas de debate intituladas “Corridas e meios de comunicação”, “Organização de provas” e “Corrida e seus limites” vão oferecer uma visão aprofundada sobre as discussões mais pertinentes e atualizadas sobre importantes tópicos do mundo running. Essas atividades vão se iniciar, de terça a quinta-feira daquela semana, sempre às 19h. O curso Metodologia de Treinamento terá, nos mesmos dias, início às 14h.

“Corrida e Meios de Comunicação”, no dia 30, será um debate comandado pelos jornalistas Kauana Araujo (revista Runner’s World e blog Donas do Asfalto) e Sergio Rocha (site Corrida no Ar). As formas segundo as quais os veículos de comunicação abordam a corrida nos multimeios, jornais, revistas e televisão vão ocupar boa parte do tempo da discussão.

No dia seguinte, Luis Leite (Organizador da Maratona Pão de Açúcar), representantes da Federação Paulista de Atletismo e do Sesc São Paulo vão falar sobre organização de provas. A capital paulista exibe em seu calendário, mensalmente, três a quatro provas, o que é um dado expressivo sobre a importância desses eventos no cotidiano da cidade. As dificuldades para organizar esses eventos, as alterações provocadas na dinâmica de funcionamento da cidade e os benefícios oferecidos a seus habitantes são assuntos que fazem parte da pauta.

No primeiro dia de setembro, Carol Barcellos, que é jornalista, corredora e apresentadora do programa Planeta Extremo, vai dividir suas reflexões sobre os limites da corrida com os participantes do evento. O quanto o ser humano pode correr? Existem barreiras psicológicas ou pessoais capazes de impedir a prática do exercício?

O curso Metodologia de Treinamento será ministrado pelo educador físico Darlan Marçal, ao longo dos três dias do evento, sempre às 14h. O fulcro desse módulo será os diferentes métodos utilizados para treinar corredores de rua.

As atividades são gratuitas. O endereço do Sesc Bom Retiro é Alamenda Nothmann, 185, nas proximidades da Estação Júlio Prestes da CPTM e do Terminal de Ônibus Princesa Isabel.