ShutterstockFoto: Shutterstock

Saiba como o peso do tênis muda sua velocidade na corrida

Adicionada em 22 de setembro de 2016

Estudos da década de 80 mostraram que, para cada 100 gramas por tênis, o atleta gasta cerca de 1% a mais de energia. Constatou-se também que a economia de energia é proporcional a desempenho do corredor, ou seja, que cada 1% de perda energia é equivalente a correr 1% mais lento. Essa teoria, contudo, foi muito pouco testada na prática desde então, o que despertou o interesse de um grupo de pesquisadores da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos.

Publicado recentemente na Medicine & Science in Sports & Exercise, o novo estudo utilizou calçados Nike Zoom Streak 5 que pesam cerca de 200 gramas, dependendo da numeração. Em alguns pares, foram colocadas gotas de chumbo na palmilha para adicionar 100 gramas, enquanto que, em outros, as esferas foram costuradas também na lateral para acrescentar 300 gramas.

Pesquisas anteriores constataram que as pessoas percebem o peso de um sapato ao segurá-los na mão, mas não quando estão calçadas. Assim, para não influenciar os participantes, os autores da pesquisa calçaram eles mesmos os tênis nos corredores.

 

 

Cada um dos 18 atletas realizou uma série de testes em esteira para avaliar a economia de energia e, em seguida, uma segunda bateria de testes de tiros de 3 mil metros em dias separados. Sem o conhecimento deles, os corredores usaram tênis com diferentes gramaturas em cada etapa.

Conclusão
Como era esperado, os resultados mostraram que a economia de energia foi prejudicada em 1,11% para cada 100 gramas adicionadas ao tênis. O tempo gasto para completar os 3 mil metros, contudo, aumentou 0,78% para cada 100 gramas, contrapondo a teoria de que mudanças na economia de energia são proporcionais às alterações no desempenho.

Uma das justificativas para esta diferença seria, segundo os autores, o ritmo de corrida. Nos primeiros testes, o ritmo médio foi de 7:40 por milha (1,6 km), enquanto que nos testes de 3 mil metros a velocidade média foi de 5:36. Portanto, a teoria dos pesquisadores é de que os efeitos do peso do tênis depende da velocidade que o atleta está correndo.