Russo corre maratona a - 37°C

Adicionada em 06 de janeiro de 2014

O calor está dominando grande parte do país neste início de ano. Participar de uma maratona em tais condições climáticas parece bem desafiador. Agora, e o oposto? Imagine correr 42 km com temperaturas atingindo até – 37°C. O russo Boris Fyodorov, 37, fez isso na noite de Ano Novo. Foi a primeira vez que ele correu essa distância na vida e completou o percurso no vilarejo Oymyakon – considerado o local inabitado mais frio do hemisfério norte –, na Sibéria, em 5h08m.

Sua história foi contada no jornal local The Siberian Times. Na reportagem, ele afirma que já havia ouvido falar de algumas maratonas consideradas as mais frias do mundo, como a do Polo Norte – com temperaturas na casa de – 28°C –, mas sabia que não estava certo, pois conhecia o título do vilarejo Oymyakon.

O russo chegou a fazer o último treino antes do desafio a uma temperatura de – 45°C e estava esperando o mesmo no dia da prova. O atleta testou várias roupas antes de encontrar as que usaria em sua maratona.

Fyodorov quer agora organizar provas de 42 km – dessa vez, para mais participantes – a temperaturas mais extremas. No meio de janeiro, por exemplo, o local onde o corredor completou sua façanha chega até a – 60°C. Você encararia?