Maratonista brasileiro faz vídeo polêmico e protesta contra decisão da CBAT

Adicionada em 28 de julho de 2017

O maratonista brasileiro Paulo Roberto de Paula publicou um vídeo em suas redes sociais para protestar contra a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Preterido do Mundial de Atletismo que será realizado em Londres, em agosto, o maratonista se vestiu de palhaço e cobrou mudanças na cúpula da entidade.

A polêmica teve início depois que a Confederação Brasileira de Atletismo anunciou a lista de atletas convocados para o Mundial. Alguns atletas que tinham índice (estipulado pela própria entidade) foram deixados de fora, como é o caso de Paulo Roberto, enquanto outros sem índice foram convocados, como Allan Wolski (lançamento de martelo) e Eliane Martins (salto em distância). 

 

 

Vale dizer que a Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) impõe limite de até três atletas de cada país em provas do Mundial desde que eles tenham índice mínimo de participação. A questão é que a CBAt também tem seus próprios critérios. Para a Confederação, estar entre os 40 primeiros do ranking é o que garantiria a convocação para o Mundial – por isso Paulo Roberto não teria sido convocado.

Vestido de palhaço, Paulo Roberto de Paula disse em seu vídeo enquanto mostrava as nádegas de espuma para câmera: “Ó para vocês aqui, CBAt. É isso que vocês merecem. Palhaçada!”. Além do vídeo, o maratonista também postou no Facebook um texto de protesto: “Socorro! Mudança urgente na Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt”.

Paulo Roberto representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e ficou com a oitava colocação na maratona. No Campeonato Mundial de Atletismo de 2013 foi sétimo. Já nos Jogos Olímpicos Rio-2016 o maratonista alcançou a 15ª colocação. 

https://youtu.be/C_E-0cSuZEc