@adamgorlitskygotlegsFoto: @adamgorlitskygotlegs

Americano faz maratona com exoesqueleto em 33 horas e quebra recorde mundial

Adicionada em 20 de janeiro de 2020

O norte-americano Adam Gorlitsky completou a Maratona de Charleston, na Carolina do Sul, em 33h50min22s usando um exoesqueleto, dispositivo semelhante a um esqueleto robótico. Com uma diferença de três horas e meia, quebrou o recorde mundial do também americano  Simon Kindleysides, que correu 42,195 km utilizando o exoesqueleto em 36h46min.

Adam começou a correr após um acidente de carro em 2005, no qual sofreu uma grave lesão na medula espinhal que o deixou paraplégico. Os médicos não acreditavam que ele poderia andar novamente, mas após dez anos lutando conseguiu sair da cadeira de rodas, começou a caminhar com o exoesqueleto e a treinar para as corridas

“Estou tentando quebrar o recorde de Simon Kindleyside há cerca de um ano. E agora que quebrei, tenho um novo nível de respeito por ele e por qualquer pessoa que corre uma maratona usando um exoesqueleto”, disse o atleta em entrevista à CNN.

Quatro meses antes da corrida, Adam pediu para o diretor do evento e ao prefeito da cidade que começasse antes dos demais participantes e do horário oficial da prova. Assim teria a estrada livre e sua equipe poderia acompanhá-lo durante todo o percurso. Gorlitsky correu de quinta-feira à noite até o sábado de manhã. Mesmo cansado, não parou para dormir, apenas para trocar a bateria do dispositivo a cada duas horas e ir ao banheiro.

Seguindo sua própria motivação, a dos amigos e de familiares, seu próximo desafio será dar um milhão de passos em corridas nos Estados Unidos com o exoesqueleto.

“Minha lesão na medula espinhal não define quem eu sou. A mensagem que eu quero deixar é que seus ferimentos, suas deficiências físicas e suas atividades nunca definirão quem você é”, conclui Adam.