DivulgaçãoFoto: Divulgação

Kipchoge correrá Maratona de Londres com tênis da Nike feito com impressão 3D

Adicionada em 18 de abril de 2018

A impressão 3D chegou à elite da corrida de rua. O Nike Zoom Vaporfly Elite Flyprint é o primeiro tênis da modalidade com o cabedal feito pela tecnologia Nike Flyprint, desenvolvida pela marca esportiva norte-americana para criar o tecido a partir de depósitos de filamento de poliuretano em várias camadas. A novidade terá estreia na Maratona de Londres, nos pés de  Eliud Kipchoge, um dos maiores maratonistas do mundo.

O tênis foi criado especialmente para Kipchoge, baseado nas observações do fundista sobre o Vaporfly Elite Flyknit após a Maratona de Berlim de 2017. Ele fez indicações de melhorias, como um material mais firme no antepé, e uma costura mais firme no cabedal. A partir das indicações do queniano, a marca começou a produzir protótipos do que viria a ser o novo Nike Flyprint. Confira no GIF (em inglês):

Nike Flyprint

O método de impressão 3D permitiu que a Nike configurasse o tecido em novas geometrias e atendesse às exigências do corredor. Depois de catalogar as principais críticas coletadas, os dados foram inseridos em um computador que calculou o design do material. 

 

A impressão 3D permite que a “costura” seja feita da maneira mais fiel possível à desenhada pelo computador, além de agilizar o processo de produção. Segundo a fabricante, a natureza fundida do material do cabedal é a maior vantagem da tecnologia Nike Flyprint, pois o entrelaçamento dos fios gera uma resistência no tecido, enquanto as intersecções fundidas são mais precisas e asseguram maior contenção. Dessa maneira, além do tênis ter uma qualidade superior, ele pesa 11 g a menos

O primeiro teste do Nike Zoom Vaporfly Elite Flyprint não será fácil. A Maratona de Londres do próximo domingo estará recheada de estrelas como Kenenisa Bekele e Mo Farah, que darão muito trabalho a Kipchoge.