Night Run invade as ruas da USP

Adicionada em 05 de agosto de 2013

Uma grande movimentação tomou conta dos arredores da Cidade Universitária neste sábado. Milhares de pessoas, a maioria vestida de azul, chegava de todos os cantos, rapidamente lotando o espaço que no dia a dia é tomado por estudantes do Brasil inteiro. Mas nesta noite, 3 de agosto, o motivo para tal aglomeração foi outro. Após o sucesso da primeira edição, seis mil corredores se juntaram na USP para participar da Night Run Special Edition de São Paulo.

Com inúmeras atrações os primeiros participantes já chegavam às 18h, duas horas antes da largada. Ao som de muita música, embalada por dois DJs (um no pórtico de largada e o outro em um mini palco ao longo do percurso), os corredores, enquanto se alongavam e se aqueciam, se divertiam com o Led Dancer e o Sky Runner ou até mesmo já tirando fotos no pódio.

Os percursos eram de 5 e 10 km. A largada aconteceu às 20h ao som de muita música e um show de luzes. Em um clima de muita festa, os milhares de corredores rapidamente tomaram as avenidas da Cidade Universitária iluminando o percurso com braceletes fluorescentes. "Uma prova como essa é o melhor esquenta para uma balada", declarou a animada Monique Alves de 22 anos.

Na pista, dos mais experientes aos mais iniciantes. Caso de Lorena Lima, que aos 27 anos resolveu iniciar na corrida de rua incentivada pelos vizinhos que correm diariamente na Avenida Paulista.

"Não me preparei muito bem para esta prova, que foi minha primeira corrida. O percurso é plano mas na altura dos 4 quilômetros há uma inclinação que requer muito fôlego. Acabei sentindo uma dor no joelho no final e terminei os 5 km em 45 minutos. Mas aprovei o resultado", relata.

Mas se Lorena estava em sua primeira corrida, o mesmo não se pode dizer de Daniel Brito. O programador de 24 anos já possui no currículo inúmeras provas de 5 km. No entanto, ainda não havia disputado uma corrida noturna, a qual ele gostou muito.

"Gostei muito. O clima foi bastante agradável e o pessoal agitou bastante. A maior dificuldade foi manter o ritmo, mas o clima estava ótimo e ajudou bastante", explicou Daniel que corre uma vez por semana entre 5 e 8 km.

"Quero aumentar meu treino semanal e participar de uma prova de 10 ou 21 km", explica.

Distância estas, que já fazem parte da rotina de Fabricio Bernardo Alves. Aos 28 anos, ele já coleciona inúmeras provas de 10 km e 21 km no currículo. Tudo para chegar bem ao seu grande objetivo do ano, que será sua primeira maratona.

"Gostei bastante da prova. Estou treinando para minha primeira maratona, que será em outubro (Maratona de São Paulo). A distância que eu corri (10 km) é o que eu faço nos treinos", explica Fabrício, que mostrou que realmente estava muito bem preparado para a prova.

"Já conhecia o percurso, estudei o mapa no site e sabia onde devia puxar mais. Fiz em 46 minutos, que foi minha melhor marca na distância. Este foi outro motivo para eu ter gostado tanto da prova".

Mas nem todos estavam preocupados com performance ou marcas pessoais. Em uma corrida como essa, há espaço para pessoas de todas as idades e objetivos. Caso do senhor Francisco de Assis, de 57 anos.

Acostumado a correr 10 km abaixo de 38 minutos, ele relata em poucas o que mais de importante sente em uma prova como essa.

"O tempo não é o mais importante. O mais legal é essa troca de energia com os outros corredores", resume com um sorriso no rosto.