Maratonistas são convocados para o PAN

Adicionada em 25 de maio de 2015

Seis dos atletas que vão representar o Brasil nos  Jogos Pan-Americanos de Toronto  (Canadá), em julho, foram anunciados pela  Confederação Brasileira de Atletismo. Dentre eles, quatro são maratonistas (dois homens e duas mulheres) e outros dois são atletas da marcha atlética de 50 km.

Os nomes mais fortes da equipe são Franck Caldeira, que venceu a maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e Adriana Aparecida da Silva, que ganhou os 42 km no PAN de Guadalajara, em 2011.

Para completar a lista de maratonistas, Ubiratan José dos Santos também foi convocado, assim como Marily dos Santos, que  conseguiu índice para a prova  no começo do ano. Com essa convocação, nomes importantes dentre os maratonistas brasileiros foram confirmados fora do PAN: Marilson Gomes dos Santos e Solonei Rocha da Silva.

Já na modalidade marcha atlética, estão nesta primeira lista os atletas Jonathan Riekmann e Cláudio Richardson dos Santos.

Os demais integrantes da delegação serão convocados apenas em junho, um mês antes da competição. E os atletas das outras provas têm até o dia 31 de maio para obter os índices exigidos pela Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA). Cada país pode ter até dois representantes por prova.

Os seis convocados são:
1. Franck Caldeira (BM&FBovespa-SP) – maratona
2. Ubiratan José dos Santos (Usina São José-PE) – maratona
3. Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros-SP) – maratona
4. Marily dos Santos (Veteranos-BA) – maratona
5. Jonathan Riekmann (AABLU-SC) – 50 km marcha atlética
6. Cláudio Richardson dos Santos (AABB-Currais Novos-RN) – 50 km marcha atlética

Índice para o Rio 2016
Thiago do Rosário André conseguiu índice para a prova de 1.500 metros nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem. O atleta ficou com a quinta posição no  Meeting Internacional de Hengelo, que rolou na Holanda no último domingo (24 de maio), ao fechar a distância em 3min35s90 e, com isso, alcançou também as marcas para o Mundial de Pequim e para o PAN.

Quarto colocado nos 800 e nos 1.500 m no Campeonato Mundial de Juvenis de Eugene, no ano passado, nos Estados Unidos, o atleta fluminense ainda melhorou o recorde pessoal, que era de 3min38s37.

A prova holandesa foi dominada pelos africanos. O queniano Robert Kiptoo foi o vencedor, com 3min33s64, seguido de Ronald Musagala, de Uganda, com 3min35s02, e de Anthony Kiptoo, do Quênia, com 3min35s33.