Derek/Marathon InvestigationFoto: Derek/Marathon Investigation

Maratonista acusado de fraude é encontrado morto em rio de Los Angeles

Adicionada em 05 de julho de 2019

Atleta amador pivô de uma recente polêmica na Maratona de Los Angeles, o médico Frank Meza foi encontrado morto no rio Los Angeles. O fato ocorre apenas alguns dias depois do surgimento de um vídeo que o acusava de fraudar a prova na Califórnia.

Meza ganhou fama mundialmente por ter completado a Maratona de Los Angeles, em março, em 2h53min10s, aos 70 anos. Meses depois, foi acusado de fraude em um vídeo, que comprovaria que ele cortou caminho durante a competição – ele acabou desclassificado da prova.

Segundo sua mulher Tina, Meza estava chateado com as acusações de ter fraudado a Maratona de Los Angeles e por isso sai para correr. Horas depois, seu corpo foi encontrado no rio Los Angeles. A polícia local ainda não sabe o que causou a morte do médico.

No vídeo em questão, Meza aparece na Hollywood Boulevard vindo de uma rua que a cruzava, em vez de percorrer toda a via. O médico se defendeu dizendo que saiu da rua principal apenas para procurar um banheiro e ali retornava ao caminho usual.

Após o caso ganhar repercussão, outras pessoas acusaram Meza de ter cortado caminho em outras provas. Em uma foto, um homem com as mesmas roupas dele aparece andando de bicicleta ao lado da estrada durante uma prova de 42k km.

O médico, que havia vencido sua categoria de idade, foi desclassificado na Maratona de Los Angeles.

“A evidência de vídeo é confirmada por uma crível testemunha ocular, e nos nossos cálculos o tempo do Dr Meza por, pelo menos, um segmento de 5k teria sido mais rápido do que o recorde mundial dessa distância para a categoria de idade dele”, diz um comunicado emitido pela organização.