ReproduçãoFoto: Reprodução

Maratona nos EUA desafia atletas a correr com canoa na cabeça

Adicionada em 24 de setembro de 2019

Correr uma maratona já é um desafio árduo por natureza. Imagine então correr os 42 km carregando uma uma canoa de 15 kg? Foi isso que alguns competidores da Maratona de Ely, cidade do estado do Minnesota nos Estados Unidos, fizeram no último sábado.

Em Ely, transportar canoas não é algo incomum, já que a cidade de pouco mais de 3 mil habitantes é conhecida por suas trilhas que dão acesso aos lagos da região que são utilizados para a prática de canoagem. Porém, a ideia de fazer uma prova com uma canoa de aproximadamente 1 metro e 15 kg nas costas é peculiar até mesmo para para os habitantes locais.

“Quando você está treinando, você realmente precisa de estradas onde há poucos carros, porque precisa de espaço para correr com uma canoa. Recebo algumas buzinas e provavelmente alguns olhares confusos também”, disse Dan Drehmel, um dos entusiastas locais, à revista norte-americana Runner’s World.

A ideia de correr a maratona carregando a canoa, que este ano atraiu oito atletas para os 42k, seis para os 21k e duas equipes de revezamento, surgiu em 2016, quando Dan Drehmel e seu amigo Abby Dare trabalhavam como canoeiros.

Depois de se questionarem se era possível carregar o equipamento pela quilometragem da prova, eles resolveram fazer uma tentativa. Correndo juntos e dividindo o peso do equipamento, terminaram os 42 km da Maratona de Ely daquele ano em 5h48min. O feito chamou tanto a atenção que a organização da prova criou uma categoria específica para os maratonistas-canoeiros. E ela cresce ano a ano, já com atletas de fora da cidade.

Este ano, Anthony Peter foi o campeão da categoria com o tempo de 5h00min01s, superando o recorde de Dan Drehmel de 2018 em mais de 20 minutos. Drehmel terminou a prova 57 segundos depois, em segundo lugar. A única mulher a se arriscar nos 42k carregando a canoa foi Auralee Strege, que completou a prova em 6h49min29s.

.