Maratona de Boston muda horários e elite masculina largará antes da feminina

Adicionada em 07 de fevereiro de 2020

A organização da Maratona de Boston anunciou mudanças nos horários de início da 124ª edição da prova, marcada para 20 de abril de 2020. Pela primeira vez em 15 anos, a elite masculina largará antes frente da elite feminina.

Com intuito de aumentar a segurança dos atletas de elite da prova, a elite masculina largará oito minutos antes da elite feminina – homens às 9h37 e mulheres às 9h45, no horário local.  Nos anos anteriores, as atletas da elite feminina eram ultrapassadas por atletas da elite masculina nos quilômetros finais da prova.

Com a mudança, o risco de ultrapassagens será reduzido ao longo do percurso, além de permitir uma cobertura televisiva mais exclusiva ao final da prova.

“Em um esforço para garantir a melhor experiência de corrida possível para todos os participantes, fizemos alterações nos horários de início da corrida deste ano”, disse Tom Grilk, CEO da BAA, instituição que organiza a prova. “Para manter a segurança dos participantes e dos atletas de elite, em todas as decisões, adotamos uma abordagem analítica e orientada por dados para determinar os melhores horários de início para todas as divisões”, completa.

De 2004 a 2019, a elite feminina largou 28 minutos à frente da masculina – mulheres às 9h32 e os homens às 10h – o que significava que a vencedora feminina ultrapassava a linha de chegada aproximadamente 10 minutos antes do vencedor masculino.

“Os novos horários de início da Maratona de Boston em 2020 ajudarão todos os atletas”, afirma Lelisa Desisa, bicampeã da Maratona de Boston e atual campeão mundial. “Pensando na elite masculina e feminina, as mudanças da BAA garantirão que tenhamos um caminho seguro e bem-sucedido do começo ao fim”, completou o atleta.

Além disso, este é o primeiro ano em que a Maratona de Boston contará com os atletas paralímpicos, atletas de elite com deficiências visuais, nos membros superiores e nos membros inferiores competindo por premiações, além de servir como seleção Paralímpica para equipe dos Estados Unidos. A divisão terá início às 9h50.

O horário de largada para atletas de cadeira de rodas é quase igual ao do ano passado, os homens começam às 9h02 e as mulheres às 9h05, um minuto depois do que no ano passado.

Para a categoria geral, o horário de início não mudou. O primeiro grupo dispara às 10h e os demais largam às 10h25, 10h50 e 11h15.

A Maratona de Boston já confirmou a presença do queniano Lawrence Cherono e da etíope Worknesh Degefa – atuais campeões da prova que competirão em busca do bicampeonato.