Manual da 1ª maratona: dicas práticas para os corredores

Adicionada em 01 de novembro de 2010

Muitos dos corredores que se aventuram nos circuitos de rua têm como objetivo o desafio de um dia completar uma maratona. Provas de 10 km, 15 km como a tradicional São Silvestre, e os 21 km que compõem uma meia maratona são os principais degraus a serem superados antes de se chegar até a grande meta, a primeira maratona.

Algumas coisas podem ajudar, como dicas de atletas mais experientes e a escolha de um percurso relativamente plano e com baixa umidade, mas, o principal mesmo é seguir à risca as planilhas de treinamento.

O ativo.com “recolheu” dicas preciosas para ajudar no sucesso de sua primeira maratona:
– O primeiro passo é a escolha da prova. Datas e locais, assim como a altimetria e o clima, devem ser os primeiros fatores a serem considerados. Escolha a data com bastante antecedência e se planeje para fazer provas com distâncias menores como treinos.  Confira a trilogia de artigos do colunista do ativo.com Miguel Sarkis sobre a formação de um maratonista – Parte I, Parte II e Parte III.

– A escolha de um  local onde a família e os amigos poderão torcer por você tambem são pontos relevantes a serem considerados.

– Uma vez devidamente preparado para a prova e depois de já decidido onde e quando será o desafio, a hora é de garantir sua inscrição e cuidar da parte logística, como passagens aéreas/terrestres, hospedagem e transalados, inclusive para a largada da prova, isto se a escolha for longe da sua cidade.

– O passo seguinte é escolher o material e a suplementação que serão utilizados no dia. Tênis, roupas, se vai usar boné/viseira, óculos escuros e se preparar para levar géis e outros suplementos que serão consumidos no dia.

– Nunca deixe para estrear aquele tênis novo, ou tomar aquele gel que ainda não conhece neste dia. O importante é que você já esteja habituado com todo o equipamento, assim evitará surpresas desagradáveis .

– No caso de escolher uma prova em outro país, planeje-se para viajar e chegar pelo menos quatro dias antes , assim terá tempo suficiente para se recuperar das longas horas de voo e dará o tempo certo para seu organismo se acostumar com outro fuso horário.

– Se estiver em uma cidade ou país diferente, não faça passeios nos quais precise andar muito antes da prova. O momento é de descansar, se hidratar bem e comer somente aquilo que já está acostumado e que lhe foi recomendado pelo treinador. Aproveite para rever o percurso da prova na Internet, assim como os postos de hidratação, e mentalizar como será a sua prova.

– Procure deixar tudo pronto na véspera, número de peito afixado, géis e outros suplementos que serão consumidos já separados, chip preso ao tênis (no caso de ser entregue junto com o kit) e tudo mais que será utilizado no dia.

– No dia da prova, procure acordar com pelo menos três horas de antecedência, assim terá tempo suficiente para ir ao banheiro com calma, tomar café e chegar para a largada uma hora antes. Esta hora servirá para você se aclimatar com o evento, alongar e aquecer-se bem e se posicionar o mais na frente possível.

– Tocada a buzina, não deixe a emoção tomar conta e lembre-se que você terá 42 km pela frente, portanto calma, nada de olhar para os corredores ao lado e querer acompanhá-los.  Confira artigo de Miguel Sarkis sobre os “coelhos” nas provas
– Procure seguir às riscas as instruções passadas por seu treinador ou nutricionista a respeito da suplementação na hora da prova e da hidratação nos postos disponíveis.

– E se em algum determinado momento da prova o cansaço falar mais alto, respire fundo e pense em tudo aquilo que fez para chegar aonde chegou e se inspire para cruzar a linha de chegada no seu ritmo.