DivulgaçãoFoto: Divulgação

Kipchoge conquista o tetra da Maratona de Londres

Adicionada em 28 de abril de 2019

O queniano Eliud Kipchoge não cansa de subir ao lugar mais alto do pódio das principais provas do mundo e escrever seu nome na história do esporte. Neste domingo, ele conquistou pela quarta vez consecutiva a Maratona de Londres, uma das mais importantes do calendário.

Dono do recorde mundial da maratona, Kipchoge venceu a prova na capital inglesa com o tempo de 2h02min37s, um novo recorde para o evento. A Maratona de Londres foi a primeira competição do queniano depois de quebrar o recorde mundial da distância na Maratona de Berlim no ano passado.

A segunda colocação na prova masculina em Londres foi do etíope Mosinet Geremew, com o tempo de 2h02min55s. O terceiro lugar foi do também etíope Mule Wasihun, com 2h03min16s.

O britânico Mo Farah, outra estrela da prova e apontado antes da disputa como um dos possíveis rivais de Kipchoge, foi o o quinto, com a marca de 2h05min39s.

Esta foi a quarta vitória consecutiva de Eliud Kipchoge nas ruas da capital britânica. O queniano venceu a prova pela primeira vez em 2016, com o recorde do trajeto, que perdurava até este domingo.

“Estou feliz de vencer nas ruas de Londres pela quarta vez e fazer história. A torcida aqui é incrível e isso me ajudou. Do primeiro ao último quilômetro, todo mundo grita. Estou feliz por cruzar a linha de chegada”, disse o queniano à BBC.

Apontado como o maior maratonista da história, Kipchoge é dono do recorde mundial, campeão olímpico da prova no Rio de Janeiro 2016 e vencedor de 11 de 12 eventos da distância.

Dobradinha queniana

A disputa feminina da Maratona de Londres também foi vencida por uma atleta do Quênia.

Brigid Kosgei dominou suas rivais e venceu a prova de 42,195 km com o tempo de 2h018min20s. Sua compatrioa Vivian Cheruiyot, campeã de 2018, foi a segunda, com 2h20min14s.

O pódio ainda teve a etíope Roza Dereje, que terminou a disputa com 2h20min51s.

A queniana de apenas 25 anos é agora a atleta mais jovem a vencer a Maratona de Londres na história