ReproduçãoFoto: Reprodução

3.500 km em 70 dias: inglês conclui percurso do Tour de France correndo

Adicionada em 30 de julho de 2018

O inglês Peter Thompson, de 34 anos, é um corredor acostumado a provas exigentes e desgastantes. Já correu uma maratona em 2h25min, competiu em mais de 40 países e, neste ano, embarcou no desafio mais cansativo de sua vida. Na última quarta-feira, Thompson completou o percurso do Tour de France correndo. O morador de Bournemouth levou 70 dias para concluir os 3.500 km percorridos pelos ciclistas – uma média de 50 km por dia.

O percurso recheado de subidas e as longas distâncias percorridas pelos ciclistas fazem da Tour de France uma das competições mais desgastantes do ciclismo. Em sua aventura francesa, Thompson, que trabalha como voluntário na Inglaterra, encarou 45 mil metros de elevação e arrecadou mais de 18 mil libras (aproximadamente R$ 86 mil) para instituições de caridade.

Segundo Thompson, mais difícil do que se preparar para enfrentar as subidas foi convencer Sally, sua namorada, de que completar a Tour de France correndo seria uma boa ideia. “Minha namorada está comigo e me apoiou o tempo todo. Acho que ela me perdoou agora”, contou ao jornal The Daily Telegraph.

 

 

A jornada pela França foi o ponto final que Thompson colocou em um capítulo ruim de sua vida. Há três anos, ele finalizou a Maratona de Amsterdã em 2h25min, mas, apesar da boa marca, deixou a Holanda abatido. O término de uma relação abalou sua relação com a corrida, e o desafio pelas montanhas francesas foi uma forma de recuperar a paixão pela modalidade.

“Lutei com a minha saúde mental depois de Amsterdã e realmente não estive bem por cerca de seis meses. Havia terminado mal uma relação e decidi que não queria mais correr. Me culpei por esse término e perdi contato com os meus amigos”, afirmou.

“Depois de quatro ou cinco meses, percebi que precisava correr. Não era mais correr rapidamente, mas ter algo para recorrer para fugir das coisas que me incomodavam. Fazer um desafio assim me dá foco e me ajuda a arrecadar dinheiro para instituições de caridade que me interessam”, continuou.

Ele reconheceu que pensou em parar de correr em alguns trechos do desafio na França, mas seguiu em frente em razão das visões “incrivelmente bonitas” das montanhas. Na quarta, depois de atingir seu objetivo, celebrou sua vitória particular tomando cerveja com Sally. Enquanto Thompson curte com a namorada e se recupera fisicamente para retornar ao voluntariado, os ciclistas se despedem da Volta da França no domingo (29), em Paris.